O setor de horticultura da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande – (Seagri), vem alcançando resultados significativos com o projeto “Hortas Urbanas”, destinado a oferecer reforço alimentar aos alunos na rede municipal de ensino e aos assistidos por instituições filantrópicas, a exemplos da Casa da Criança Dr. João Moura e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tanto com as hortaliças como o plantio de árvores e frutíferas, sempre com os alunos interagindo, plantando e em contato com a natureza.






Parcialmente interrompido ao longo dos últimos dois anos por causa da pandemia da Cavid-19, o projeto “Hortas Urbanas” está retomando suas atividades agrícolas na produção do tomate cereja, coentro, alface, beringela, rúcula, cebolinha, couve, couve-flor, milho, feijão, fava e pimentão.
Esses itens alimentícios estão sendo produzidos em maior escala na Casa da Criança Dr. João Moura, face ao amplo espaço físico destinado ao plantio e a contrapartida oferecida à Seagri pela própria instituição, que vai desde a mão-de-obra voluntária ao fornecimento de insumos e instrumentos indispensáveis ao cultivo das hortaliças.
Parte dos produtos cultivados e colhidos na Casa da Criança Dr. João Moura se destina ao complemento alimentar das 287 crianças ali matriculadas, de zero e seis anos de idade, além 53 funcionários, entre professores e pessoal de apoio educacional e funcional. Já a produção excedente é comercializada entre os fiéis que semanalmente participam das atividades religiosas daquela instituição.
O dinheiro arrecadado se destina às necessidades da própria horta, para viabilizar o aumento da produção, bem como a manutenção da instituição. Além da Casa da Criança Dr. João Moura e da APAE, o projeto “Hortas Urbanas” da Seagri que vem sendo desenvolvido será estendido, brevemente, a várias escolas e creches municipais e instituições filantrópicas de Campina Grande.
Parcerias
De acordo com o Engenheiro Agrônomo Herberth Donato de Oliveira, coordenador do projeto “Hortas Urbanas”, a Seagri está fortalecendo a parceria já existente com as SecretariasmMunicipais de Educação (Seduc) e da Assistência Social (Semas). Herberth Donato garantiu, por outro lado, que o projeto recebe o total apoio do secretário da Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha, que, por sua vez, é orientado pelo prefeito Bruno Cunha Lima no sentido de oferecer meios necessários à criação e manutenção de iniciativas de relevância social como esta das Hortas Urbanas, melhorando a qualidade de vida de cada um por meio de uma alimentação orgânica.
Codecom