Hospital Pedro I começa a realizar atendimento inicial de pacientes com suspeita da Covid-19

O Hospital Municipal Pedro I agora será a referência, em Campina Grande, para o atendimento inicial aos pacientes que apresentam sintomas da Covid-19. Com a mudança, iniciada nesta segunda-feira, 17, as pessoas com sintomas da doença devem procurar o hospital, e não mais para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco (UPA).

A mudança foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande porque o número de pessoas internadas no Pedro I diminuiu consideravelmente e, dessa forma, os atendimentos ficam concentrados na unidade hospitalar e a UPA volta a realizar atendimentos clínicos de outras patologias. Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a UPA realizava os atendimentos iniciais e o hospital era a referência para a internação e o tratamento da doença.

“Toda a triagem será feita no Pedro I, que já foi todo equipado para isso. A UPA volta a realizar atendimentos em clínica médica geral, pediatria, oftalmologia, ortopedia e outras especialidades”, disse o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul.

Apesar da mudança, as equipes da UPA realizarão o processo de transição para não deixar de atender os pacientes que, eventualmente, procurem a unidade em vez do hospital. “Vamos criar dois fluxos na UPA Alto Branco até o final do mês, um para pacientes de outras patologias e outro para atender aqueles com sintomas da Covid-19 que por acaso forem até lá”, disse o diretor da UPA Alto Branco, o médico Giovanny Roncally.

A UPA tem apresentado uma leve queda no número de atendimentos semanais. Isto também acontece pela descentralização do atendimento de pacientes com suspeita do novo coronavírus. A testagem rápida está sendo realizada em 15 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, o Hospital Municipal Pedro I tem apresentado uma baixa taxa de internação, ficando abaixo dos 40%. E desde o início do mês, o número de altas médicas vem sendo superior ao de admissões de novos pacientes.

Fonte: Codecom

 

 

 

COMPARTILHE