Durante o mês de junho, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está realizando diversas atividades juninas para idosos do Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI). As ações contam com ensaios e apresentações de danças em eventos alusivos ao período junino, organizados pela coordenação local.
Atualmente, os idosos estão se preparando para uma apresentação de evento no Parque da Liberdade, com a festa junina do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na tarde desta quarta-feira, 05. No local, cerca de dez usuários irão se apresentar com a dança do Xaxado. No dia do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, em 14 de junho, idosas do CMCI farão a dança da peneira em evento alusivo ao tema, na Praça da Bandeira, centro da Cidade.
Para esse evento, as idosas estarão se apresentando com um figurino especial confeccionado pelo estilista Mateus Felisberto, filho de uma das idosas que frequenta o CMCI. “O cuidado que elas têm com os figurinos, nos mínimos detalhes, mostra que querem fazer tudo com muito carinho. É um zelo com a barra das saias, dos vestidos, das cores, com tudo que envolve a festa e isso é muito bonito”, disse o estilista.
Já no dia 18 deste mês, a Quadrilha Conviver (CMCI), se apresentará na Unidade em evento aberto para toda a comunidade, que contará com a presença do músico Severo Ramos, que é um dos usuários da unidade, e sempre está presente nas ações. Já no dia 20, uma apresentação da dança da peneira também está garantida no espaço, junto ao grupo ‘Afonso e Trio de Forró’.
Conforme Gilma Souto Maior, coordenadora da Unidade, incluir os idosos nesses eventos é muito importante. “O mês de junho representa festa, alegria, entusiasmo. E integrar os idosos daqui nesses eventos culturais é muito rico, já que promove o bem-estar deles e uma maior inclusão social. Vemos a felicidade de cada um em participar e organizar os figurinos para darem seu melhor nos eventos”, disse a coordenadora.
Maior Quadrilhão do Mundo
Além desses eventos, a unidade está finalizando os preparativos para a apresentação da Quadrilha Conviver n’O Maior Quadrilhão do Mundo, que ocorre no próximo dia 13 de junho, no Parque do Povo, e contará com cerca de 40 idosos do local, integrando os festejos para bater mais um recorde do evento no Parque do Povo.
Codecom