A Prefeitura de Campina Grande realizará, nesta terça-feira (15), a cerimônia de entrega dos certificados para os concluintes da primeira turma do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aberta à comunidade, promovido pela Gerência da Pessoa com Deficiência (PcD), ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O evento acontecerá às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, no bairro Catolé.
O curso foi oferecido gratuitamente à população e teve duração de três meses, com aulas na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Ao todo, 31 pessoas participaram da formação, divididas em quatro grupos de estudos. O conteúdo foi ministrado por uma profissional especializada e contou com apostilas, atividades virtuais e acompanhamento constante dos alunos.
Durante o curso, alunos de diferentes áreas – como professores da rede municipal, servidores públicos e membros da comunidade em geral – demonstraram grande engajamento e interesse. Para muitos deles, a formação representa uma oportunidade concreta de melhorar a comunicação com pessoas surdas em ambientes profissionais e sociais.
Segundo a gerente da Pessoa com Deficiência, Edna Silva, essa é a sexta turma, acompanhada da entrega de certificação, mas o diferencial é ter alunos de toda a comunidade. “Finalizamos essa primeira turma com alunos da sociedade civil, cidadãos campinenses que querem se comunicar com pessoas surdas da cidade e do País. Então estamos muito felizes por quebrar paradigmas de um silêncio que existe ainda pela falta de comunicação acessível”, destacou.
O secretário da Semas, Fábio Thoma, ressaltou que a entrega da certificação marca mais um passo importante na promoção de políticas públicas voltadas à inclusão. “A turma está muito feliz por ter este momento para, junto à família e aos amigos, ser prestigiada com a entrega do certificado. Será um momento especial e significativo para reafirmar nosso compromisso com esse trabalho social”, concluiu.
Codecom