O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) realizou nesta quarta-feira, 09, a abertura das atividades formativas em Cuidados em Saúde para a população LGBTQIAPN+. A ação foi realizada no auditório do ISEA, sendo um evento totalmente aberto ao público.
Com o início destas atividades, a instituição oferecerá para todos os profissionais de saúde que integram a equipe do Instituto uma formação com encontros semanais nos meses de agosto e setembro. O objetivo dessas oficinas de capacitação é qualificar todos os profissionais da maternidade na prestação de uma assistência cada vez mais humanizada e especializada a estes grupos.
A mesa-redonda de abertura foi composta pelo coordenador do setor de Psicologia do ISEA, o psicólogo Gustavo Chaves; da médica ginecologista e obstetra do ISEA, Byanka Manhães; da coordenadora das políticas públicas para o público LGBTQIAPN+ de Campina Grande, Rosângela Lourenço; de Ricard Bezerra, representando o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e o Núcleo de Sexualidade da UFCG; além dos professores Tânia Régia (Ciências Sociais/UFCG) e Edivan Gonçalves (Psicologia/UEPB).
Este trabalho formativo é uma iniciativa da Coordenação de Psicologia do Isea em parceira com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Educação Continuada da maternidade (NUPEP).
“Nós identificamos que há um público cada vez mais crescente de atendimento em saúde formado por grupos que necessitam de uma assistência especializada para que possam ser acolhidos dentro de um ambiente de humanização, sendo tratados pela forma como se reconhecem no mundo e respeitados nas especificidades de cada procedimento de saúde em consonância com a sua particularidade, sua individualidade”, explicou Gustavo Chaves.
Codecom