O Ministério Público do Estado da Paraíba em Campina Grande realizou uma visita ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) na manhã desta segunda-feira, 23, após o incidente que provocou a falta de energia na maternidade no último sábado, 21. Durante a visita, a promotora da Saúde, Adriana Amorim, afirmou que as medidas da gestão foram primordiais para resguardar a saúde dos recém-nascidos e das gestantes.
“Fomos verificar as ações emergenciais que foram adotadas, as ações pontuais para reparo da situação e as ações mais amplas, como um projeto para renovação desse cabeamento que, de fato, é bem antigo. As medidas emergências da gestão foram primordiais para a saúde dos bebês e gestantes”, disse.
Ao lado do promotor da Infância e da Juventude, José Pinto Leonardo, a promotora visitou toda a maternidade e acompanhou o trabalho das equipes de engenharia das Secretarias de Saúde e de Obras durante a manhã desta segunda-feira para restabelecer integralmente o fornecimento da energia na unidade.
O MPPB protocolou um documento para receber de modo formal um documento explicando todas as causas da falta de abastecimento elétrico no prazo de dez dias. A Secretaria de Saúde e a direção do ISEA se comprometeram em responder em até 48 horas.
Depois de todas as ações da Prefeitura de Campina Grande, cerca de 90% dos setores da maternidade já tiveram a energia restabelecida e todos os serviços foram retomados. Nesta segunda, inclusive, as 20 gestantes que haviam sido transferidas para o Hospital Municipal Dr. Edgley já retornaram para o ISEA.
Codecom