Dentro do Janeiro Branco, campanha que chama a atenção da sociedade para o cuidado com a saúde mental, a Coordenação de Psicologia e o Núcleo de Estágio, Pesquisa e Educação Permanente (Nupep), do Isea, realizaram nesta quarta-feira, 18, uma roda de conversa com os trabalhadores de saúde da instituição, sobre “A saúde mental do trabalhador”.
O objetivo dessa iniciativa foi trazer conhecimento sobre o que é a saúde mental do trabalhador, ajudando a minimizar o estigma que há para aqueles que buscam ajuda psicológica, incentivando a prevenção de doenças psicológicas que o trabalho em um hospital pode trazer para este profissional e realizar a intervenção quando for necessário.
Os palestrantes convidados para o evento foram o médico psiquiatra Edmundo Gaudêncio; a psicóloga organizacional e do trabalho Valéria Morais; e Eduardo de Farias, psicólogo do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest).
“No encontro, foram discutidos cuidados com a saúde mental e emocional dos trabalhadores, no contexto do hospital maternidade. Foram realizados debates sobre a equipe de obstetrícia, grupo de especial risco e incidência de sofrimento psíquico e desgaste profissional, relacionado ao trabalho em contato estreito com as pacientes e o quanto essas iniciativas são importantes para construção de linhas de prevenção e intervenção do desgaste profissional”, explica o coordenador do setor de Psicologia, Gustavo Chaves.
Durante todo o ano, a equipe de psicologia do Isea já realiza diversos serviços, junto com as gestantes e seus familiares dentro da maternidade, como o pré-natal psicológico, a utilização da musicoterapia, o plantão psicológico perinatal, palestras e diversas rodas de conversas sobre a saúde mental da gestante.
Codecom