Instituto oferece teste gratuito para crianças nascidas em Campina Grande e outras 16 cidades
Durante o mês de junho é realizada a campanha Junho Lilás, que tem o objetivo de conscientizar mães e a sociedade em geral sobre a importância da realização do Teste do Pezinho nos recém-nascidos. São apenas algumas gotinhas de sangue, coletadas no calcanhar do bebê em seus primeiros dias de vida, mas que podem trazer o diagnóstico precoce de várias doenças congênitas ou hereditárias.

O teste do pezinho é oferecido pelo SUS e detecta seis tipos de doenças que influenciam no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. Essa identificação precoce permite evitar o aparecimento de sintomas, através do tratamento apropriado. O exame é aplicado geralmente após 72 horas do nascimento até, no máximo, 30 dias de vida.

“Com o objetivo de conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância do teste do pezinho, especialmente em meio à pandemia do novo coronavírus, foi lançada a campanha”, disse o médico e pediatra neonataologista Paulo Fernando Filho, plantonista da UTI Neonatal do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).

Na maternidade do ISEA, durante o mês de maio, foram realizados 336 testes e neste mês de junho já foram mais de 170. Para fazer o teste é necessário que a mãe esteja munida de RG e cartão do SUS dela, além do registo de nascimento e o cartão de vacina do bebê. Não somente os bebês nascidos na própria maternidade do Isea podem realizar o teste gratuitamente, como também os nascidos em todos os 16 municípios pactuados.
“O objetivo desse teste é identificar essas doenças antes delas se manifestarem. São doenças que ao nascimento não apresentam sinais ou sintomas, mas que têm tratamento, evitando assim desfechos negativos no futuro. Então, o primeiro grande passo do bebê é o diagnóstico precoce de doenças que podem ter sequelas gravíssimas se não tratadas com urgência”, explicou o médico Paulo Fernandes Filho.
Codecom