Isea recebe prêmio de Hospital Amigo da Mulher concedido pela Câmara Federal

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, representando o instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, recebeu nesta quarta-feira, 23, em solenidade realizada em Brasília o Prêmio Dr. Pinotti – edição 2018. A premiação visa reconhecer trabalhos e ações de entidades governamentais ou do terceiro setor que mereçam destaque na promoção de acesso ou qualificação dos serviços de saúde da mulher.

A maternidade de Campina Grande foi premiada pelo trabalho desenvolvido em Campina Grande envolvendo mais 183 municípios paraibanos. O Isea, referência em gestação de risco, foi reconhecido pela promoção da saúde e bem-estar da mulher. A premiação é entregue anualmente e outras quatro entidades foram condecoradas. O Isea havia sido indicado pelo deputado federal Rômulo Gouvêia. A premiação acontece sempre no mês de maio, na semana do dia 28, quando se comemora o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.“Esse prêmio eu dedico aos servidores da instituição porque são eles que acolhem essas mães e bebês vindos de Campina Grande e de tantos outro municípios, inclusive de outro estado. E quis Deus que esse prêmio, indicado por Rômulo, fosse dado no momento da dor da sua ausência. Por isso, também dedico a ele, que tanto nos ajudou nessa reconstrução do Isea”, disse Romero Rodrigues.

Desde 2013 a Prefeitura Municipal de Campina Grande já investiu mais de R$ 5 milhões na maternidade. A recepção da unidade foi completamente reformada, com a abertura do setor de classificação de risco, ambiência de acolhimento, sala para repouso de profissionais e gestantes e a ampliação de leitos em todas as áreas.

Foi construída a Casa da Mãe, Bebê e Puérpera que abriga as mães de outras cidades, já que cerca de 70% dos mais de 6 mil partos anuais são de crianças de outros municípios. Também foi ampliada a UTI Neonatal e construída a UTI Materna da unidade. Foram abertos mais 54 leitos e estão sendo preparados mais 24.

Fonte: Codecom

COMPARTILHE