A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), tem obtido resultados positivos na implementação de estímulo ao empreendedorismo. Um exemplo disso é o projeto ‘Joias Raras Artesanato’, ligado ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Palmeira. Neste ano de 2023, as 12 mulheres acompanhadas pelo projeto avançaram nos trabalhos e conseguiram maior destaque através do desenvolvimento de novas atividades.
Os encontros, que ainda funcionam como exercício de terapia ocupacional das integrantes, estão ocorrendo nas tardes das sextas-feiras, das 13h às 17h. Entre os principais avanços obtidos, através dessas reuniões, estão o aprendizado e confecção de novos artesanatos, como tapeçarias de barbante, tapetes de lãs e pinturas orgânicas em paredes, além de levar o trabalho para ambientes externos, como aconteceu no último Dia de Doar, em 28 de novembro, no Cras Bodocongó.
“Para as meninas, o Dia de Doar foi muito importante. Nossa integrante Rosangela pintou uma parede da Unidade e chorou ao final, se sentiu muito especial ao ver as pessoas valorizando seu trabalho. Todas elas ainda tiveram a oportunidade de ensinar sobre crochê, e outros artesanatos que aprenderam e também mostraram suas peças produzidas. Momentos assim as fazem perseguir no rumo do empreendedorismo e se sentirem mais felizes”, disse a coordenadora.
Natal Iluminado
Ainda conforme Kátia Suzana, além dos avanços em aprendizados e externalização dos trabalhos, o grupo ainda estará expondo e vendendo materiais na edição 2023 do Natal Iluminado, em quiosque localizado na Estação das Luzes, no Açude Velho. “Estaremos no local nesta sexta-feira, 08. Elas estão muito empolgadas e vão dar o seu melhor, já estamos separando as peças com muito carinho para que toda a população que estará presente tenha acesso”, concluiu a coordenadora.
Segundo a Secretária da Semas, Pamela Vital, esse tipo de serviço só mostra como a Prefeitura tem se preocupado com a geração de renda e o cuidado das comunidades. “A gente fica muito grato em ver a jornada dos nossos usuários. Como nesse caso, as mulheres estão buscando uma vida melhor e só precisam de uma oportunidade para elas seguirem. E é isso que nós estamos fazendo, para que essas pessoas ocupem vários espaços,” finalizou a secretária.
Codecom