Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, vale destaque para iniciativa pioneira da Prefeitura de Campina Grande em criar a primeira Lan House Social 100% equipada com materiais reciclados.
O projeto Lan House Social Campina, realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para promover a inclusão digital e social de forma sustentável.
A iniciativa da Prefeitura de Campina Grande consiste na criação de um espaço equipado com computadores e outros dispositivos tecnológicos reutilizados e recondicionados através do programa Recicla Tech. Essa ação demonstra o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e a inclusão social.
O programa Lan House Social Campina oferece acesso gratuito à internet e computadores para a comunidade, oferecendo diversos cursos gratuitos, como Power BI, Eletrônica Básica, Programação em Java e Design Gráfico entre outros, capacitando os participantes para o mercado de trabalho e para uma melhor cidadania digital. Atualmente, o projeto conta com 13 cursos gratuitos e Lan Houses Sociais distribuídas por todas as zonas da cidade, beneficiando milhares de pessoas.
O projeto é um modelo de como a tecnologia pode ser utilizada para promover o desenvolvimento social e ambiental. Prova disso foi o Prêmio Inova Cidade, concedido pelo Smart City Business América. Ao oferecer acesso gratuito à informação e à educação, a Prefeitura de Campina Grande investe no futuro da sua população, criando oportunidades para todos.
O diretor da SECTI, João Eduardo Cândido, falou sobre a importância de ações como essa:” A iniciativa serve como inspiração para outras cidades e governos que buscam soluções inovadoras para a inclusão digital e social, alinhadas aos princípios da sustentabilidade.”
Codecom