Autor: Notícias PMCG

Literacia Familiar: Projeto leva famílias de alunos para ações de incentivo à leitura nas escolas e creches

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu uma série de ações dentro do projeto ‘Literacia Familiar’ – lendo com gosto para quem eu gosto, nas escolas e creches da Rede Municipal. As atividades aconteceram durante os turnos manhã e tarde desta sexta-feira, 27 de outubro, e foram integradas ao […]

27/10/2023 19h05 Atualizado há 1 ano

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu uma série de ações dentro do projeto ‘Literacia Familiar’ – lendo com gosto para quem eu gosto, nas escolas e creches da Rede Municipal. As atividades aconteceram durante os turnos manhã e tarde desta sexta-feira, 27 de outubro, e foram integradas ao Programa de Alfabetização ‘Campina de A a Z. A iniciativa foi pautada na dinâmica de convidar a comunidade escolar para um dia de ações de incentivo à leitura junto aos estudantes e as famílias.

Ao acompanhar as ações da Escola Municipal Dr. Severino Cruz, no bairro do Monte Santo, a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, destacou a importância de viabilizar a participação das famílias no processo de aprendizagem das crianças, especialmente no que se refere ao incentivo à leitura.

“A participação colaborativa das famílias exerce um papel fundamental como mediadores, contribuindo para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento. Além disso, o contato com a literatura propicia a familiaridade com os livros”, frisou a secretária executiva de Educação.

Ao longo de todo o dia, as escolas e creches desenvolveram atividades como: leitura coletiva de obras; mala de leitura; caixa de poemas; e outras atividades focadas na ludicidade como forma de despertar e reforçar o gosto pela leitura. Além disso, as unidades também organizaram cantinhos da leitura para receber a comunidade escolar.

“ A Literacia Familiar favoreceu o desenvolvimento de estratégias simples e divertidas. Para tanto, as equipes das escolas proporcionaram a interação, a conversa e a leitura em voz alta com as crianças, por meio de estratégias simples e fundamentais para o desenvolvimento de habilidades: ouvir, falar, ler e escrever e a relação de vínculos afetivos” finalizou a secretária executiva de Educação e coordenadora do projeto Socorro Siqueira.

Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.