A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu uma série de ações dentro do projeto ‘Literacia Familiar’ – lendo com gosto para quem eu gosto, nas escolas e creches da Rede Municipal. As atividades aconteceram durante os turnos manhã e tarde desta sexta-feira, 27 de outubro, e foram integradas ao Programa de Alfabetização ‘Campina de A a Z. A iniciativa foi pautada na dinâmica de convidar a comunidade escolar para um dia de ações de incentivo à leitura junto aos estudantes e as famílias.
Ao acompanhar as ações da Escola Municipal Dr. Severino Cruz, no bairro do Monte Santo, a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, destacou a importância de viabilizar a participação das famílias no processo de aprendizagem das crianças, especialmente no que se refere ao incentivo à leitura.
“A participação colaborativa das famílias exerce um papel fundamental como mediadores, contribuindo para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento. Além disso, o contato com a literatura propicia a familiaridade com os livros”, frisou a secretária executiva de Educação.
Ao longo de todo o dia, as escolas e creches desenvolveram atividades como: leitura coletiva de obras; mala de leitura; caixa de poemas; e outras atividades focadas na ludicidade como forma de despertar e reforçar o gosto pela leitura. Além disso, as unidades também organizaram cantinhos da leitura para receber a comunidade escolar.
“ A Literacia Familiar favoreceu o desenvolvimento de estratégias simples e divertidas. Para tanto, as equipes das escolas proporcionaram a interação, a conversa e a leitura em voz alta com as crianças, por meio de estratégias simples e fundamentais para o desenvolvimento de habilidades: ouvir, falar, ler e escrever e a relação de vínculos afetivos” finalizou a secretária executiva de Educação e coordenadora do projeto Socorro Siqueira.
Codecom