Um livro inteiramente escrito e ilustrado por estudantes da Rede Municipal de Campina Grande foi lançado durante a 8ª edição da Feira Literária Internacional de Campina Grande (FLIC). A obra, intitulada “Uma História de Cada Vez as Cores de Cada Uma”, escrita pelos estudantes da Escola Ceai João Pereira de Assis, chegou à sétima edição e foi apresentada oficialmente no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande, no bairro do Catolé. A ação é fruto da parceria da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com os idealizadores da feira.
O lançamento contou com a presença de seis dos 70 autores, entre eles a estudante Maria Clara, que destacou o significado desse momento para sua trajetória escolar.
“É um momento muito importante porque a gente se sente valorizado pelas obras que fez. A gente sente que realmente valeu a pena ter escrito,” disse a estudante, que participa pela quarta vez da coletânea. Ela reforçou ainda, o impacto do projeto na formação dos estudantes. “A cada ano, esse livro motiva ainda mais a gente a produzir textos e poemas. Isso melhora nosso conhecimento e incentiva a leitura, que é essencial para crescer na vida estudantil”, complementou.
A professora Ana Cláudia, supervisora pedagógica da produção textual, explicou que o livro é fruto de um trabalho contínuo desenvolvido ao longo de todo o ano.
“Esse livro é resultado de um trabalho que não acontece só na área de Língua Portuguesa. Temos textos de diferentes disciplinas, inclusive de Ciências. Nosso objetivo é fazer circular bons textos, dar visibilidade ao que nossos alunos produzem. É um projeto totalmente inclusivo. Todos os alunos são convidados a escrever. Os textos com potencial passam por revisão e reescrita, mas todo o livro é produzido pelos estudantes”, destacou.
Este ano, 70 alunos assinam textos e ilustrações, reforçando o protagonismo estudantil e o compromisso pedagógico da iniciativa. Com apoio da FLIC, cada autor receberá seu exemplar e a escola realizará, em breve, um momento especial de autógrafos aberto à comunidade. A obra também ficará disponível na sala de leitura para incentivar ainda mais o acesso ao conteúdo.
Sobre a FLIC
A Feira Literária de Campina Grande surgiu em 2018 com o intuito de fomentar na cidade uma cultura leitora. Desde sua primeira edição foram realizados, além da feira, saraus, encontros, oficinas e eventos em escolas, parques, bibliotecas e centros culturais, sempre na tentativa de aproximar os mais variados públicos leitores dos livros, das discussões sobre literatura e da escrita. Em parceria com a Seduc, realizou este ano diversos momentos de leitura em escolas e creches e contou com o envolvimento dos estudantes e da comunidade escolar.
Codecom




