Com o intuito de ouvir as demandas da população, realizar um balanço das ações implementadas em 2022 e, principalmente, prospectar o projeto cultural para 2023, a secretária de Cultura de Campina Grande, professora Giseli Sampaio, esteve presente na Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA), realizada na Câmara de Vereadores, na última terça-feira, 29. Na ocasião, foram pontuadas as ações realizadas pela Prefeitura de Campina Grande, que atuam diretamente no fortalecimento do segmento artístico-cultural da Rainha Borborema.
Em sua fala, Giseli Sampaio ressaltou o Plano de Cultura de Campina Grande, o quadro de despesas da pasta, as ações de preservação e melhorias dos equipamentos de cultura campinenses, a exemplo dos elevadores do Teatro Severino Cabral e da Biblioteca Félix Araújo. Outros destaques foram as articulações voltadas ao Fundo Municipal de Cultura e a realização e apoio de eventos e projetos e culturais, que atuam diretamente no “fazer cultura” em Campina Grande.

“Estes momentos são de suma importância para a nossa pasta. Ao ouvir as demandas da população nós entendemos uma nova perspectiva das necessidades e, a partir disso, idealizamos novas formas de implantar políticas culturais mais descentralizadas e resolutivas. Nós entendemos a cultura com uma necessidade básica e, ao levar arte e cultura aos campinenses, nós também estamos promovendo o bem-estar da população, seja ao consumir os produtos culturais gratuitos, a exemplo dos espetáculos no Teatro Municipal, ou até mesmo formando novos agentes culturais, quando falamos dos cursos de formação do Centro Cultural”, declarou Giseli Sampaio.
Além disso, dentro dos pilares vinculados ao Plano de Cultura para 2023, a secretária salientou que já em 2022 a pasta prospecta ações ainda maiores para a gestão de Cultura no âmbito municipal. Giseli destacou que a atuação no próximo ano será voltada na descentralização das ações sócio-culturais na cidade, a exemplo do que foi feito em 2022, com o projeto “Secult nos Bairros”, porém, dentro de uma nova concepção. O “Quintas Artísticas” foi o projeto apresentado durante a audiência que, através de edital a ser lançado em janeiro de 2023, levará música, teatro e dança ao Teatro Paulo Pontes, situado no Teatro Municipal.
Codecom