A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove até esta quarta-feira, 12 de junho, a EducAção, I Mostra Itinerante da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 350 estudantes apresentam ao público em geral ações desenvolvidas nas Unidades Educacionais dentro de 12 programas e projetos implantados na Rede.
A ação estará amanhã no Aluízio Campos, a partir das 8h30, sendo este o último ponto de apresentação da mostra.
É o caso do ‘Dei Valor’, programa de educação financeira que, na Escola Lafayete Cavalcante, foi desenvolvido com a criação de produtos para serem comercializados, como forma de incentivo ao empreendedorismo. Um deles é o Bolo Econômico, que contou com o estudante João Gabriel, fantasiado de ‘bolinho’ para apresentação do produto.
“A professora disse: vamos fazer um projeto com o bolinho sobre a música O Caso do Bolinho. Então a gente foi fazendo o bolinho, a gente inventou a ideia de fazer o nosso tipo de bolo, um bolinho de banana enrolado na palha e a gente inventou a musiquinha para divulgar o nosso bolo”, disse João Gabriel, estudante do 4° ano.
A gerente de Projetos da Seduc, Fabiola Gaudêncio, destacou que a ação cumpre o objetivo de evidenciar o protagonismo dos estudantes.
“Uma das coisas que queríamos evidenciar por meio dessa mostra que realizamos foi o protagonismo estudantil. Então, todos os nossos estudantes participaram ativamente de todo o processo, desde o início da construção do conhecimento até o que culminou nas apresentações que foram itinerantes. Então, a gente avalia isso de uma forma muito positiva, especialmente para eles”, disse
Além disso, o evento também teve a proposta de viabilizar a divulgação das iniciativas da Rede Municipal em pontos estratégicos da cidade. Para isso, a exposição passou por locais como o Parque do Dinamérica; Parque da Criança; Partage; Vila do Artesão e Praça da Bandeira.
“Dividimos por pontos estratégicos da nossa cidade. Então, cada ponto escolhido, nós apresentamos cerca de 4 a 5 projetos, em que os estudantes falaram um pouco de suas vivências e puderam apresentar para a sociedade tudo aquilo que eles vivenciam em suas unidades. A intenção era justamente essa: trazer para o público que eles pudessem vivenciar essa riqueza que nós temos nas nossas unidades, porque isso já é uma vivência cotidiana para os nossos estudantes, para professores, enfim, para toda a comunidade escolar”, reforçou a gerente de Projetos.
Fazem parte da Mostra Itinerante os projetos e programas Coral Uirapuru; Dei Valor; Plantar; Robótica; Clube do Livro; Capoeira nas Escolas; Jogada de Mestre; Iniciação à Língua Inglesa; e Afeto.
Codecom