A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou nesta terça-feira, 6, a vacinação contra Influenza, para o público em geral, a partir de seis meses de vida. No primeiro dia, mais de cinco mil doses foram aplicadas. Nesta quarta-feira, 7, a vacinação segue nos mesmos pontos fixos e nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas.

Somente nos pontos fixos, foram mais de quatro mil doses aplicadas. Por isso, as ações seguem nesta quarta, das 9h às 15h, na Praça da Bandeira; das 9h às 12h, no CTE (Antigo Museu Vivo da Ciência); das 9h às 12h, no Parque da Criança; e das 14h às 17h, na faculdade Uninassau, na Liberdade. A vacina também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas, de acordo com o horário de funcionamento de cada serviço.
Como também está acontecendo a campanha de imunização contra covid, para a população em geral, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação de uma e de outra vacina. “Quem tiver tomado a vacina da covid, precisa aguardar 15 dias para tomar a da influenza”, explicou a Gerente de Atenção Básica, Samira Luna, acrescentando que quem toma a vacina contra influenza, também precisa esperar 15 dias para se vacinar contra a covid.
Sobre a influenza
A influenza afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, por ser uma infecção viral aguda. Os sintomas são febre alta, que dura em torno de três dias, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Em casos mais graves pode existir a dificuldade para respirar e ocorrer a necessidade de hospitalização.
A vacinação previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas, que inclusive podem ser confundidos com os da covid-19. Mesmo quem se vacinou em anos anteriores precisa reforçar a proteção porque o vírus sofre mutações e a vacina tem novas cepas. O imunizante protege da influenza B e dos dois tipos da Infleunza A: H1N1 e H3N2.
Codecom