O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destinará em 2023 cerca de R$1.000.000,00 à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para o projeto de modernização do Museu Vivo Lynaldo Cavalcanti. Com a verba, serão adquiridos equipamentos para o Museu.
O recurso permitirá a ampliação das ações de popularização da ciência e tecnologia, sobretudo para jovens das camadas mais populares de Campina Grande. A verba foi concedida após reuniões e encontros da secretária Laryssa Almeida, com o Ministro Paulo Alvim. “Estamos extremamente entusiasmados com o recurso que receberemos do MCTI, pois Campina merece um museu tecnológico, atrativo e que proporcione experiências não só para quem vive na cidade, mas para quem nos visite.”, explicou a secretária.
Além da modernização a Secti prevê utilizar os recursos para alcançar outros objetivos específicos para o Museu, como por exemplo: popularizar o ensino da ciência, oferecendo suporte ao sistema educacional de Campina Grande e região; promover o aprendizado das ciências de forma interativa e inovadora, atrair os jovens para as carreiras científicas e tecnológicas, contribuir para o desenvolvimento comunitário e individual, e estimular as capacidades crítica e cognitiva do cidadão, além de possibilitar aos educadores e pesquisadores a experimentação de novas possibilidades pedagógicas em um ambiente multidisciplinar.
Recurso CNPq
A prefeitura de Campina Grande, através Secti, também foi contemplada no edital nº 39/2022 do CNPq/MCTI/FNDCT e receberá uma verba de R$596 mil para reforma do Museu Vivo da Ciência Lynaldo Cavalcanti. A aprovação do projeto na linha Revitalização da infraestrutura e do acervo de espaços científico-culturais existentes chega no ano em que o Museu, inaugurado em 1992, completa três décadas.
O projeto visa reestruturar e revitalizar toda infraestrutura do Museu Vivo, além de, preservar sua história, memória e patrimônio científico-cultural. Desde 2015 o equipamento não está realizando atividades em função da precarização da infraestrutura do local.
Codecom