Na zona rural de Campina Grande, com importantes marcos ambientais e históricos, área é defendida pelo Instituto Serrabio
Nesta terça-feira (20), o prefeito de Campina Grande reuniu, no Salão Nobre do Palácio do Bispo, parte de sua equipe e recebeu representantes do Instituto Serra Bio, movimento em defesa do Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira. Na pauta, as discussões sobre a manutenção da Unidade de Conservação (UC) no Município e Planejamento para a remarcação da área. Bruno Cunha Lima montou uma pauta de trabalho para consolidar a agenda proposta no encontro.
Entre os principais pontos dessa agenda, constam uma visita à área do Parque, preparação de uma proposta de permuta de área com o Governo do Estado para o Centro de Convenções, realização de audiências públicas, levantamento poligonal da área e entendimento com a Prefeitura de Massaranduba, que detém uma parte da unidade de preservação.
“Estamos atendendo uma demanda do Instituto Serra Bio, retomando a articulação junto ao Governo do Estado. Nos próximos dias, faremos uma visita à área do Parque, com o intuito de achar uma saída para preservar o meio ambiente e também a nossa história, visto que ali encontram-se inscrições rupestres, de grande importância”, destacou o prefeito Bruno, que esteve acompanhado, na condução da reunião, com o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro.
Estiveram presentes à reunião o presidente do Instituto Serra Bio, Alexsandro Sousa, além do assessor jurídico Isaac Noronha e do conselheiro Jhonathas Rubens Lima Marinho. O deputado federal Rafafá e os vereadores Marinaldo Cardoso (presidente da Câmara), Saulo Noronha, Alexandre do Sindicato, Waldeny Santana e Luciano Breno também prestigiaram o encontro.
Da equipe de Bruno Cunha Lima participaram da reunião os secretários Félix Neto e Túlio Duda (Planejamento), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Gilbran Asfora (Gabinete do Prefeito), Dinho Papaléguas (Esporte, Juventude e Lazer) e Gisele Sampaio (Cultura), além do procurador-geral do Município, Aécio Melo, e do coordenador de Comunicação, Marcos Alfredo.
Histórico sobre a área
Ainda na gestão de Romero Rodrigues foi sancionada a Lei Municipal nº 7.720/2020, delimitando a área do Parque. O prefeito Bruno Cunha Lima, por sua vez, tem feito esforços para resolver o impasse com o Governo do Estado, para manter a área da unidade de conservação.
Em outubro de 2020, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) uma lei que desafetava a área destinada à unidade de conservação do Parque Estadual do Poeta. O local seria destinado à construção do Centro de Convenções no Município, anunciado pelo Governo da Paraíba em outubro de 2019.
Codecom