Ministério da Cultura realiza em Campina Grande oficina para inscrições ao Prêmio Culturas Populares

Campina Grande recebe nesta terça-feira, 05, uma oficina gratuita do Ministério da Cultura (MinC) para auxiliar a participação dos interessados na 6ª edição do Edital Culturas Populares. Não é necessária inscrição prévia. De acordo com o MinC, representantes daqueles Ministério estarão à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar como devem ser feitas as inscrições. As oficinas serão ministradas nas cinco regiões do País.

Conforme comunicado do órgão nacional, a oficina em Campina Grande será realizada na Secretaria de Cultura (Auditório), localizada no Parque do Açude Novo  (ao lado do Terminal de Integração), no horário das 14h às 18h. O 6º Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco é a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados, concedida pelo Ministério da Cultura (MinC) desde 2007.

Serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi e boi de mamão, entre outras.Na edição 2018 do Edital, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, pela internet, na página http://culturaspopulares.cultura.gov.br/, por meio do sistema Salic ou por via postal.
O edital premiará iniciativas em cinco categorias: 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

Lançado em 27 de abril, em Recife (PE), a 6ª edição do Prêmio Culturas Populares homenageia a cantora pernambucana Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco, falecida em 2015.

Fonte: Codecom

COMPARTILHE