O Ministério da Saúde e a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançaram na sexta-feira, 20, o curso “Atualiza APS II Campina”. A iniciativa é voltada à capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde no Município.
O lançamento foi realizado na Vila Sítio São João com a participação do Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, o doutor em Saúde Coletiva, Felipe Proenço. Também participaram da solenidade de abertura do curso o secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior; a secretária adjunta, Karine Lígia de Freitas; a secretária executiva de Atenção à Saúde, Nayara Jácome; a secretária executiva de Saúde Mental, Lívia Sales; a diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Núbia Oliveira; o diretor da Atenção Básica, César Moreira; o diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas e diversos coordenadores de serviços.
O Atualiza APS II será focado na Gestão do Cuidado. Os profissionais interessados devem procurar a Direção de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde para fazer o curso. A capacitação terá duração de até seis meses. O trabalho é desenvolvido com preceptores, profissionais e professores da área de saúde de instituições de ensino superior das redes pública e privada do Município.
Um dos principais motivos da capacitação foi a implantação de novas 82 equipes da Estratégia de Saúde da Família, 83 equipes da Saúde Bucal e 10 equipes Multidisciplinares (eMulti). Com essas medidas, o Município atingiu 100% de cobertura da Atenção Básica no tocante à população e aos territórios mapeados com população adscrita.
“Parabenizar Campina Grande por essa segunda etapa do Atualiza APS. O município já é referência no país por ter expandido as equipes de Saúde da Família, as equipes de Saúde Bucal, mas não basta aumentar o número de equipes, precisa qualificar também. Para qualificar, é importante ouvir os trabalhadores, ouvir a comunidade, poder conversar sobre o processo de trabalho, a organização das equipes e é isso tudo o que o Atualiza APS significa, significa discutir o cuidado, discutir a organização das UBS e significa também apontar para esse momento de fortalecer também a relação da Atenção Primária com a Atenção Especializada. Então, desejar uma ótima segunda etapa, segunda edição do Atualiza APS e parabenizar Campina Grande e dizer que o Ministério da Saúde está junto nessa iniciativa e vai estar junto em toda iniciativa que fortaleça o Sistema Único de Saúde”, disse Proenço.
Em 2024, o Atualiza APS I contou com quatro ciclos diferentes para contemplar todas as equipes da Atenção Básica do Município. Os ciclos foram divididos em até mais de 20 turmas. O principal objetivo foi capacitar os trabalhadores sobre as novas diretrizes e refletir sobre os processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde. Mais de 1.500 trabalhadores participaram.
“Ter discutido os pontos de organização do SUS, quais são suas diretrizes, quais são as propostas que vieram a conformar o Sistema Único de Saúde sempre são uma base importante para qualquer modelo de cuidado em saúde, então a primeira etapa do Atualiza APS foi bastante bem sucedida, é um modelo também para outros municípios, e o Ministério da Saúde apoia no sentido de compartilhar essa iniciativa para outras regiões e que bom que agora pode ser iniciada essa segunda etapa que traz ainda mais qualidade, seja para organização de processos das equipes, mas principalmente para as pessoas que são cuidadas e são atendidas pelo SUS”, finalizou Proenço.
Codecom