Em vídeoconferência com procuradores, prefeito Romero Rodrigues destaca esforço do Município no enfrentamento à Covid-19
Durante vídeoconferência com integrantes do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, na tarde desta quinta-feira, 2, o prefeito Romero Rodrigues conseguiu do colegiado o compromisso de apoio financeiro da instituição para a aquisição de equipamentos para o primeiro hospital de campanha de Campina Grande, na área externa do Hospital Pedro I – mais uma iniciativa para aumentar a rede de proteção à comunidade à ameaça em massa do Covid-19. O investimento projetado pela prefeitura campinense para equipar a nova unidade é dar ordem de R$ 1,3 milhão.
Pelo MPT-PB, participaram da vídeoconferência os procuradores Marcela Asfora, Andressa Alves Lucena, Marcos Antonio Ferreira e Raulino Maracajá. Com Romero Rodrigues, pela equipe da Prefeitura, integraram a reunião virtual o secretário Filipe Reul, da Saúde Municipal, e o infectologista Rodolpho Dantas.Os procuradores decidiram, prioritariamente neste primeiro momento, entrar em consenso pelo apoio financeiro à Secretaria de Saúde de Campina Grande em relação à aquisição dos equipamentos básicos – no caso, os 42 leitos, aparelhos de ar condicionado, suportes para soros e escadas para as camas hospitalares. O colegiado sinalizou também positivamente para a possibilidade de apoio à aquisição de novos respiradores para o Município.
Ações coordenadas
Ao longo de uma hora e meia, o prefeito Romero Rodrigues e os procuradores do Trabalho trocaram informações e impressões a respeito das providências que vêm sendo adotadas em Campina Grande dentro da estratégia de prevenção e controle do novo coronavírus. Romero destacou o esforço da prefeitura campinense no sentido de dotar o Município de uma rede bem organizada e segura.Romero Rodrigues agradeceu outros gestos de solidariedade e apoio do MPT-PB ao Município e realçou a importância das ações coordenadas de preparação de equipes da Saúde municipal e estruturação das unidades para o enfrentamento da nova doença. A definição do Hospital Municipal Pedro I como referência para a assistência aos infectados e os suportes da Upa Dr. Maia, no Alto Branco, além de suportes no ISEA e Hospital da Criança. O anúncio da transformação emergencial da obra da Central de Hemodiálise em hospital de campanha, segundo ele, eleva o grau de excelência das medidas administrativas para esse fim.