O Mutirão Saúde de Verdade de Consultas e Exames realizou em dois dias mais de 4 mil procedimentos. Na próxima sexta-feira, 21, que é Feriado de Tiradentes, os atendimentos vão ocorrer normalmente, assim como no sábado, 22, sempre das 7h às 17h, tanto para as pessoas com agendamento prévio, quanto para a demanda livre.
As novidades do mutirão deste ano são o atendimento odontológico, o atendimento pediátrico e o serviço do Castramóvel, para tutores de cães e gatos. Para o atendimento odontológico e consulta com cirurgião bucomaxilofacial, a demanda é espontânea, podendo ir sem marcação. O mesmo acontece com o atendimento pediátrico, sendo que este é ofertado exclusivamente no período da tarde. Já para o serviço do Castramóvel, é o agendamento que está sendo feito no Meninão para a cirurgia ser executada posteriormente.
O secretário de Saúde, o médico Gilney Porto, alertou a população para o fato de que os pacientes com procedimentos agendados precisam estar atentos à marcação. “Estamos telefonando, enviando SMS e mensagem por Whatsapp, além da notificação no aplicativo Campina Saúde de Verdade. Então, o cidadão que solicitou alguma consulta ou exame deve verificar no app ou ir até a Unidade Básica de Saúde para saber para qual dia está agendado o seu procedimento aqui no mutirão”, disse o secretário.
Fluxos de atendimento – no mutirão, as pessoas com agendamento são atendidas no horário pré-estabelecido. Os cidadãos com requisições para procedimentos podem fazer o agendamento diretamente no Meninão ou buscarem suas Unidades Básicas de Saúde para realizarem a marcação para o mutirão. As pessoas sem agendamento e sem requisições, são atendidas por médicos clínicos gerais que fazem os encaminhamentos.
Documentos – Os documentos necessários são cartão SUS, cadastro do programa Saúde de Verdade, documento pessoal de identificação pessoal oficial e comprovante de residência. No local é realizado o cadastramento do cartão SUS, bem como o cadastro do programa Saúde de Verdade.
Ofertas – entre as consultas com especialistas ofertadas estão Clínica Médica, Urologia, Endocrinologia, Reumatologia, Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Cirurgia de cabeça e pescoço, Cirurgia vascular, Cirurgia Bucomaxilofacial, Pediatria, Gastroenterologia e Nutrição. Os exames realizados são exames laboratoriais de sangue, Raio-x, Ressonância, Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia, Mamografia, Endoscopia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Teste ergométrico, Mapa e Holter. Também haverá vacinação e atendimento odontológico.
A expectativa é ampliar o número de atendimentos do primeiro mutirão, realizado há um ano, quando foram executados mais de 100 mil procedimentos. Na primeira edição, o mutirão promoveu acesso aos serviços de pessoas que não iam a consultas ou exames há até 10 anos. Também foram realizados mutirões descentralizados nos distritos e foi ofertado transporte para moradores da zona rural se deslocarem até o Meninão.
Outros mutirões – Além do grande mutirão de consultas e exames, desde o ano passado a Prefeitura de Campina Grande vem realizando pequenos mutirões focados em demandas maiores, como ginecologia, pediatria e cardiologia, em parceria com o Hospital Help. Após o mutirão, as ações de intensificação vão continuar sendo realizadas ao longo de todo o ano.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde descentralizou a oferta de exames de sangue e ultrassonografias para Policlínicas e Centros de Saúde e adquiriu aparelhos de monitoramento da frequência cardíaca de bebês na gestação para todas as Unidades Básicas de Saúde e equipamentos de eletrocardiograma para os Centros de Saúde, além de revitalizar e reabrir o laboratório da Unidade Mista de Galante.
Codecom