Autor: Notícias PMCG

Natal Iluminado 2022: Prefeitura de Campina Grande promove inclusão de artistas com deficiência

Além da beleza e da grandiosidade já conhecidas do Natal Iluminado de Campina Grande, a programação cultural da edição 2022 foi idealizada, pela Prefeitura de Campina Grande, como uma ponte para o processo de inclusão das pessoas com deficiência. Uma das principais representações disto é o Papai Noel, neste ano interpretado pelo ator Alexandre Fialho, […]

22/11/2022 21h08 Atualizado há 2 meses

Além da beleza e da grandiosidade já conhecidas do Natal Iluminado de Campina Grande, a programação cultural da edição 2022 foi idealizada, pela Prefeitura de Campina Grande, como uma ponte para o processo de inclusão das pessoas com deficiência. Uma das principais representações disto é o Papai Noel, neste ano interpretado pelo ator Alexandre Fialho, que atua no personagem há mais de 20 anos e, desde a amputação da perna esquerda, ocorrida em 2017, será a primeira vez que fará o personagem estando em uma cadeira de rodas.

Mas esse processo de inclusão não se restringe a este artista. Outras linguagens artísticas terão apresentações de pessoas com deficiência, seja na dança, na música e/ou na teatralização, o corpo com características atípicas não será um impedimento e sim mais uma ferramenta de disseminação da arte. O Papai Noel desta edição teve a amputação originada pela diabetes mellitus tipo 2, que com um desequilíbrio resultou em machucados no pé esquerdo, inicialmente nos dedos e, depois, avançou até a altura do joelho.

“É um prazer estar no Natal Iluminado como artista e pessoa com deficiência. Enquanto cadeirante, eu vejo esse momento como um fato muito importante, justamente pela inclusão da pessoa com deficiência num projeto como o Natal Iluminado. Estar como um dos principais personagens dos festejos natalinos de Campina Grande, nos mostra a importância de lutar por nossos direitos e valores. Ocupar este espaço destaca que os artistas com deficiência também podem e devem ocupar estes lugares dentro da arte, que é uma ferramenta de mudança e inclusão”, ressaltou Alexandre Fialho.

Além disso, a programação cultural do Natal Iluminado, que é uma idealização da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), também contará com diversas apresentações culturais ao longo da programação, que será iniciada no dia 25 de novembro e será estendida até o 25 de dezembro deste ano. Uma das atrações mais aguardadas é o coral “Raios de Luz”, do Instituto dos Cegos de Campina Grande, que levará à Estação das Luzes (Açude Velho), um vasto repertório da música popular brasileira.

“Nós temos o prazer de participar da programação cultural do Natal Iluminado, onde o Coral Raio de Luz estará reativando suas atividades. Neste momento de artes inclusivas, o Instituto vem fazendo o seu papel, dimensionando suas atividades e participando do macro calendário cultural de Campina Grande, valorizando a cultura inclusiva e estimulando as pessoas com deficiência visual a participarem ativamente da cultura e da arte. A nossa apresentação será um momento festivo onde a arte inclusiva será enaltecida”, comemorou Jhon Queiroz, presidente do Instituto dos Cegos.

Com a utilização da arte como um caminho de inclusão de pessoas com deficiência, não apenas através de personagens importantes do ciclo natalino, mas também por meio da música, dança e teatro, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o uso da arte e da cultura como caminhos para a inclusão.

Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support