A edição de dez anos do Natal Iluminado completa 15 dias nesta quinta-feira,14, e tem atraído diariamente centenas de pessoas até o Açude Velho e Parque da Criança. A presença desses visitantes, incluindo campinenses e pessoas de cidades vizinhas, é um fator importante para intensificar as vendas no comércio neste fim de ano.
Segundo o Corpo de Bombeiros, só nos quatro primeiros dias do evento o público estimado que visitou as Estações das Luzes e Anjo da Anunciação, instaladas, respectivamente, no Açude Velho e Parque da Criança, foi de aproximadamente 57 mil visitantes. Um público que vive a experiência natalina com a festa e deseja manter o clima no seu próprio ambiente, decorando a casa, comprando novas peças para compor o guarda-roupa e organizando confraternizações entre familiares e amigos.
Myrla Sabrina, que é autônoma, acredita que todo o clima do Natal incentiva as compras. “Sempre tem aquelas festas e confraternizações e a gente quer dar o melhor. Tudo faz a gente entrar no clima e comprar mais”, afirmou. A opinião é compartilhada pela agente de saúde, Nayrla Santos. Ela conta que integra um grupo grande de pessoas que são estimuladas pelas festas natalinas para ir às compras. “É uma época que incentiva muito a gente a renovar e as compras simbolizam esse desejo de renovação”, afirmou.
Com toda essa mobilização, a estimativa do setor comercial é de que as vendas cresçam entre 8% e 10%, em relação ao mesmo período do ano passado, e que pelo menos 300 postos de trabalho temporários sejam criados.
Segundo Sidney Toledo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, o Natal Iluminado gera um clima de confraternização e isso estimula as pessoas para compras destinadas à troca de presentes, montagem de ceias e a compra de roupas. Além disso, o evento atrai pessoas de outras cidades, que compram produtos locais (alimentos e bebidas), utilizam o transporte público ou alternativos. Tudo isso contribui para aquecer a economia local.
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL), desde o primeiro o primeiro final de semana do Natal Iluminado a movimentação nas ruas centrais da cidade tem sido intensa.
Para o presidente da CDL, Eliézio Bezerra, o Natal iluminado é um mega evento para Campina Grande, que tem sua relevância no mês de dezembro. “O evento é de suma importância na contribuição para a economia. As pessoas ficam motivadas e o consumo acaba acontecendo naturalmente em todos os segmentos por toda a cidade. Estamos nos primeiros dias de evento e já estamos percebendo no centro uma movimentação intensa o que nos alegra”, disse.
Os números têm sido concretizados nas ruas centrais da cidade e também nas lojas, onde os comerciantes comemoram o crescimento nas vendas. Avilásio Fonseca, gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos, explica que mesmo depois da campanha da Black Friday, as vendas cresceram em média 5%.
“As expectativas para dezembro sempre são as melhores. Acreditamos que na próxima semana as vendas vão ser ainda maiores. A cidade com o Natal Iluminado, por exemplo, leva o consumidor a aproveitar o momento de paz e harmonia para sair às compras e aquecer nosso comércio”, declarou.
Codecom