Em comemoração ao Dia do Estudante, 11 de agosto, a Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), destaca a contribuição dos cursos de formação tecnológica oferecidos gratuitamente à população.
Com duração média de dois meses, as formações têm atraído centenas de alunos interessados em áreas como programação, jogos digitais e demais segmentos da tecnologia. Para muitos, os cursos representam o primeiro contato prático com essas áreas e acabam sendo decisivos para escolhas acadêmicas e profissionais.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, William Tejo Filho, a proposta da SECTI é justamente ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico e aproximar os estudantes das necessidades reais do mercado: “Nossos cursos têm um papel complementar à formação universitária, oferecendo uma abordagem prática. Muitos alunos relatam que foi em um curso da SECTI que descobriram sua vocação para áreas como programação e desenvolvimento de jogos”, destacou o secretário.
A atuação da SECTI também se reflete na valorização da educação tecnológica como ferramenta de transformação social e econômica. Além de reforçar os conteúdos aprendidos nas universidades, os cursos também desenvolvem habilidades específicas exigidas pelo mercado.
O coordenador pedagógico, Zarak Barreto, ressalta a importância desse tipo de formação para estimular o protagonismo dos jovens: “Oferecemos cursos acessíveis, objetivos e alinhados com as práticas do setor. A cada turma, percebemos que muitos alunos descobrem novas possibilidades de carreira e se aprofundam em áreas que antes sequer consideravam. Esse é o diferencial: proporcionar um ambiente onde o conhecimento se transforma em oportunidade”, afirmou.
A prova do sucesso dos cursos oferecidos pela secretaria vem dos próprios alunos, como Renato Silva, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unifacisa e já fez os cursos de Banco de Dados, Java e Python na SECTI. “Os cursos da SECTI agregaram tanto na minha formação universitária quanto no meu trabalho. As ferramentas de manuseio e linguagem de programação ensinadas são exatamente as que mais utilizo hoje em dia”, finalizou.
Codecom