A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa à população com previsão para receber a segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, nos próximos dias, que a aplicação da D2 do imunizante está suspensa até que o Município receba nova remessa da vacina.
De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, o problema foi acarretado pelo fato de que as remessas das primeiras doses, aplicadas há 90 dias, apresentavam doses extras em cada frasco, enquanto que as remessas de D2 contemplam menos doses por cada frasco. Sendo assim, a demanda da dose 2 é maior do que a oferta, problema já identificado em outros municípios e relatado ao Ministério da Saúde.
Os cidadãos devem aguardar a convocação para receber a dose de fechamento do esquema vacinal posteriormente. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não há prejuízo para a proteção com o aumento no aprazamento, sobretudo, porque em muitos casos a dose de reforço de alguns grupos de pessoas foi agendada para 84 dias após a primeira, ou seja, prazo inferior aos 90 dias do protocolo.