A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa à população atendida na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) que o atraso provocado pela divulgação do resultado do Teste do Pezinho por parte do Laboratório Central (Lacen) é o que tem ocasionado a demora na entrega dos resultados dos exames.

O Lacen, que é gerido pela Secretaria de Estado da Saúde e fica situado em João Pessoa, alega dificuldades para a devolução dos testes. A direção do ISEA já notificou o Laboratório Central e vai informar sobre o problema ao Ministério Público do Estado da Paraíba.

Atualmente, 1.659 amostras colhidas no ISEA estão pendentes de resultados. O atraso já dura mais de cinco meses, uma vez que há exames de novembro de 2021 que ainda não tiveram seus resultados informados.
O ISEA é a maior maternidade do estado da Paraíba, referência em obstetrícia para mais de 140 municípios paraibanos. A maternidade realiza mais de 7 mil partos por ano e mais de 70% são de residentes de outros municípios. O ISEA realiza as coletas de sangue do calcanhar e envia ao Lacen, que é responsável pelo diagnóstico.
O teste do pezinho é essencial para identificar precocemente doenças genéticas e metabólicas como hipetireoidismo, fibrose cística e diversas deficiências. O exame é obrigatório em todo o território nacional.