A Prefeitura de Campina Grande realizou orientações sobre a saúde do homem e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, além da entrega de preservativos e lubrificantes, em mais uma ação do Novembro Azul, na Feira Central, durante a manhã desta sexta-feira, 22. O serviço aconteceu pela Coordenação LGBT, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria de Saúde, que esteve a frente do evento com atendimentos de saúde no espaço.
Entre os serviços ofertados no evento, que incluiu consultas de enfermagem, vacinação, atendimentos odontológicos, entre outros, a Semas também intermediou cortes de cabelo para os homens, em uma parceria com a Barbearia Original. Já a Coordenação LGBT ainda atuou no espaço prescrevendo encaminhamentos de exames para identificação de sífilis, assim como o Antígeno Prostático Específico (PSA), que aponta o câncer de próstata.
“Nós entregamos cerca de mil preservativos femininos e masculinos, incluindo caixas que deixamos em locais específicos no entorno da feira, trazendo prevenção e orientação para os homens sobre autocuidado, saúde sexual e combate às doenças, especialmente as ligadas à próstata. Nosso papel enquanto assistência social é alcançar diversas pessoas, inclusive em questões de saúde”, afirmou a coordenadora Rosângela Florencio, da Coordenação LGBT.
Quem aproveitou o evento para realizar cortes de cabelo e receber orientações da coordenação foi o pedreiro Josué Silva, de 45 anos. “Eu vim para comprar frutas e quando vi essa ação decidi participar. É muito importante falar de saúde para a gente porque muitos homens não ligam para isso e quando percebem já estão com doenças avançadas. Eu mesmo quero tentar marcar meus exames para o mais rápido possível”, afirmou o pedreiro.
Para Agnaldo Batista, coordenador da Feira Central, a participação da Semas foi muito importante para o evento. “Esse corpo a corpo e busca ativa para a entrega de preservativos e orientações sobre saúde em geral é muito importante, porque aqui é um local muito frequentado por homens e todos precisam desse diálogo. A gente agradece o empenho e vê a entrega verdadeira das equipes para uma demanda que é necessária”, disse o coordenador.
Outras ações
Ao longo do mês, várias ações da Campanha Novembro Azul estão sendo realizadas pela Semas. Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Borborema e Galante, por exemplo, realizaram, respectivamente, palestras, oficinas de artes e rodas de conversa com orientações sobre o tema. Já a ação mais recente ocorreu nesta última terça-feira, 19, no Centro de Convivência do Idoso (CMCI), com uma palestra para homens e mulheres acompanhados pela unidade.
Codecom