Autor: Notícias PMCG

Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito da Prefeitura de Campina Grande recebe nesta quinta o Prêmio Senatran

O Objetivo da Secretaria Nacional de Trânsito é valorizar os melhores trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), vai receber nesta quinta-feira, 08, a premiação, referente ao segundo […]

07/12/2022 15h00 Atualizado há 2 meses

O Objetivo da Secretaria Nacional de Trânsito é valorizar os melhores trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), vai receber nesta quinta-feira, 08, a premiação, referente ao segundo lugar na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) – dos Municípios”, no Prêmio Senatran 2022.

A cerimônia de premiação ocorre a partir das 13h30, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília. O evento vai ser transmitido no Youtube do Ministério da Infraestrutura (https://www.youtube.com/watch?v=6WJME-fPBl8) e no Facebook (https://www.facebook.com/senatrangov) e no Twitter (https://twitter.com/Senatran) da Senatran. O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, vai representar a prefeitura na premiação.

“Um dos nossos grandes objetivos do Neat é diminuir as mortes no sistema viário de Campina Grande. Embasados técnica e cientificamente, realizamos ações integradas de fiscalização, educação e sinalização nesse intuito. Esse reconhecimento da Senatran nos dá mais força para seguirmos fortes na luta pela vida no trânsito”, destacou Dunga Júnior.

O intuito do Prêmio Senatran é incentivar a sociedade brasileira à produção técnica, científica e artística, laureando os melhores trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito. O certame consiste no fomento, seleção, valorização e premiação de produção de trabalhos, voltados ao tema segurança no trânsito em diversas áreas, realizados por órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), organizações, instituições ou empresas (com ou sem fins lucrativos), empresas de transportes de passageiros e/ou cargas e também pela mídia e profissionais de comunicação.

NEAT

Criado em maio de 2021, o Neat é referência no que tange à utilização de estatísticas em tempo real, para propor e efetivar soluções viárias para reduzir mortes e acidentes nas vias. O núcleo é composto por membros da STTP, Samu, CPTran, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Hospital de Trauma.

As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.

Recentemente, o próprio Senatran passou a validar os dados apurados pelo núcleo, compondo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), atestando a relevância do trabalho realizado em Campina Grande. Esses dados são coletados em parceria com Samu, CPTran e Corpo de Bombeiros.

O Neat atende ao que preconiza os conceitos de Visão Zero (nenhuma morte é aceitável no trânsito) e Sistema Seguro (as vias e os equipamentos associados devem ser projetados para garantir segurança viária). O núcleo conforma-se também aos pilares Pnatrans, com o qual a Prefeitura de Campina Grande assumiu compromisso, e ao que preconizam as Nações Unidas com relação à busca pela redução de mortes no trânsito.

Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support