A tradição de quase quatro décadas, interrompida abruptamente em 2020 e 2021, foi retomada, nesta sexta-feira, 10 de junho, com a abertura d’O Maior São João do Mundo, no Parque do Povo.

Absolutamente prestigiada pelo público, a festa foi marcada pela celebração do forró, ritmo que representa mais de 74% da programação dos 31 dias do evento. O primeiro artista a se apresentar na noite de abertura foi o cantor, compositor e poeta paraibano, Nonato Neto. Em seguida João Lacerda, filho de Genival Lacerda, que é o artista homenageado pelo evento em 2022, realizou um show com um repertório de sucessos do pai, falecido no ano passado, em decorrência de complicações da covid-19.

Em seguida, o forró irreverente, da escola de Genival Lacerda, deu lugar à música de Flávio José, que canta o amor e a nordestinidade. Depois de um pout pourri instrumental, o artista apresentou a canção Alma Brasileira, dando um viva ao mês de junho e ao São João. Na sequencia, o público cantou junto os sucessos que falam de saudade, de amor e de reconciliação. Ainda nos bastidores, Flávio José falou sobre a emoção do retorno ao palco d’O Maior São João do Mundo.

“Honra e alegria de estar, mais uma vez, abrindo O Maior São João do Mundo. A gente chega a se perguntar: será que isso está acontecendo mesmo, depois de tanto que a gente sofreu? A gente ficou esse tempo todo isolado e de repente se vê no palco d’O Maior São João do Mundo, com a multidão nos esperando. Não tenho palavras. Isso é fora de série”, afirmou Flávio.
Fora de série sempre é a conexão entre Flávio José e o público, que não apenas conhece seu repertório, mas faz coro em cada uma das canções.
E a noite teve uma participação especial do público, que faz o artista sentir falta de não pisar no palco d’O Maior São João do Mundo.
“Que saudade que estava. Eu sonhei com essa noite aqui. Eu estou nervoso. Faço o São João de Campina Grande há mais de 15 anos, mas hoje é diferente. Depois de dois anos sem forró, sem cultura, sem música. Estou muito feliz de estar aqui de volta.”, confessou Xande Avião, quarta e última atração da noite.
O comandante aterrissou no palco do Parque do Povo ao som do seu novo sucesso, Balanço da Rede. Na sequencia um repertório com as canções que o fez conquistar seu público. Os fãs de Xande sairam da Arena PP por volta das 02h30. Para o diretor da Medow Entretenimento e Cultura, Jomário Souto, a noite foi de grande emoção. “Apesar do desafio de organizar todo o evento em um reduzido espaço de tempo, foi uma satisfação vê-lo voltando a acontecer. Esse foi o maior desafio da nossa empresa. Em menos de 60 dias, montar a estrutura de um evento do porte do São João de Campina Grande. Mas, com equipe gigante trabalhando diuturnamente, conseguimos, com a graça de Deus, esse êxito. Hoje, ver o Parque do Povo lotado, todo mundo cantando, é muita emoção”, afirmou Jomário.
Codecom