Arte-educadores do Centro Cultural Lourdes Ramalho ensinarão campinenses e turistas a dançar os ritmos juninos
A Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Cultura, promoverá mais uma ação itinerante. Neste domingo, 10, o projeto Dançarinos de Aluguel sairá do Centro Cultural Escola Parque Lourdes Ramalho e dará aulas de dança nas Ilhas de Forró, Palco Biliu de Campina e Pirâmide do Parque do Povo.

Com a participação dos professores do Centro Cultural, a ação trará um verdadeiro passo a passo do forró, xaxado, baião e outros ritmos populares, aos visitantes que solicitarem um voucher junino com a equipe responsável pela distribuição gratuita. Eles estarão caracterizados de “baleiros”, figuras presentes na maioria das festas de rua, com seus tabuleiros recheados de guloseimas, neste caso substituídas por “vale dança”.
A ideia, segundo a secretária de Cultura do município, Giseli Sampaio, é trazer os folguedos que tanto balançaram o Parque do Povo durante os 30 dias de festa no Quartel General do Forró.
“O título de Maior São João do Mundo não é só por ser um mega evento de 31 dias. Mas, é mais por termos um sentimento de pertencimento em relação a tudo que representa esses festejos, principalmente a música e a dança. É um sentimento que perdura o ano inteiro, por isso temos um grande evento”, explicou.
A ação ocorre logo após o aulão de forró, que será ministrado pelo professor Eduardo Moura, a partir das 19h na Pirâmide. O artista vem de João Pessoa ensinar suas habilidades aos interessados em conhecer o tradicional ritmo do São João.
Durante O Maior São João do Mundo, a Secretaria de Cultura foi responsável pela programação artística e cultural do Palco Biliu de Campina, Pirâmide e Ações Itinerantes em diversos bairros e distritos da cidade. Toda a equipe da Secretaria, envolvendo os oito equipamentos, contribuiu de todas as formas para a realização dos festejos juninos que voltaram com força.
Dois dos principais eventos culturais da Secult lotaram os locais onde ocorreram. Um foi o Zabuma Lá, programa de auditório estilo rádio que homenageou quatro forrozeiros, Biliu de Campina, Marinês, a Rainha do Xaxado, Diomedes O Dedo de Ouro e Parafuso dos 3 do Nordeste, de 20 de maio a 14 de junho, no Teatro Municipal Severino Cabral. O outro foi o Casamento Coletivo, este ano contando com quase 100 casais, na Pirâmide.
Codecom