Autor: Notícias PMCG

O papel da imprensa na cobertura e sucesso do Maior São João do Mundo

O Maior São João do Mundo é uma festividade que encanta multidões, aquece a economia e exalta a cultura nordestina. Por trás do grande espetáculo, da decoração e da alegria que tomam conta do Parque do Povo e da cidade com um todo, quem também se destaca é a imprensa. São dezenas de profissionais: jornalistas, […]

07/07/2025 7h17 Atualizado há 6 horas

O Maior São João do Mundo é uma festividade que encanta multidões, aquece a economia e exalta a cultura nordestina. Por trás do grande espetáculo, da decoração e da alegria que tomam conta do Parque do Povo e da cidade com um todo, quem também se destaca é a imprensa. São dezenas de profissionais: jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, produtores e outros comunicadores, que são agentes corresponsáveis pela amplidão e sucesso que o evento vem obtendo a casa nova versão.

São várias equipes que atuam diariamente para transformar cada detalhe da celebração junina em conteúdo informativo e cultural. Graças a esse trabalho, a energia da festa mais uma vez ultrapassou as fronteiras de Campina Grande e chegou ao público por meio da televisão, rádio, internet
e redes sociais.

Por trás das câmeras, quem realiza a cobertura com vasta experiência em coberturas jornalísticas dentro e fora do país. Guthemberg Simões, da Rádio Caturité, reconhece o peso e a força do São João de Campina Grande. Ele já acompanhou rodeios e festas sertanejas em diferentes regiões do Brasil, mas ressalta o impacto da festa paraibana. “O São João tem um sabor diferente. A presença de
turistas de várias partes do Brasil e até de outros países mostra o tamanho que essa festa tomou. É um evento cultural, afetivo e, hoje, nacional”.

A conexão com o público é ampliada pelas mídias digitais, fundamentais para quem cobre o evento. “A gente prepara a cobertura pensando também em quem sente saudade de casa. A mídia cumpre esse papel de manter o vínculo com as raízes”, destaca Gutemberg.

Por meio das redes sociais e portais, paraibanos fora do estado ou no exterior acompanham a festa em tempo real.

Além dos diversos profissionais da imprensa tradicional, e que inclui rádio e TV estão os comunicadores das novas mídias que fazem o trabalho de cobertura deste que se tornou um dos eventos mais conhecidos dentro e fora do país. Entre esses está a jornalista Maria Clara, 23 anos, do portal de notícias ParaíbaOnline. Em entrevista a equipe do Repórter Educom, ela reforçou a importância de olhar a cobertura além do palco principal. “O Parque do Povo não se resume aos grandes shows. Tem o Palco Cultural, as palhoças, a praça de alimentação. Há muitas histórias e vivências que merecem ser contadas. A gente procura fugir do óbvio e mostrar o São João como ele é para quem vive de perto”, destacou.

Ela acredita ainda que esse trabalho contribui para fortalecer a festa como patrimônio cultural. “É uma oportunidade imensa de aprendizado e de contribuição com a cultura. A gente se sente parte do processo de comunicar e preservar a identidade do nosso povo”, afirma.

Essa relação entre comunicação e cultura também é vivida intensamente por estudantes universitários, envolvidos nos projetos de extensão que são desenvolvidos todos os anos durante a festa. Maria Eduarda, integrante do projeto de extensão Job Junino, do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade CESREI, é uma das discentes que participou da cobertura do evento este ano. Ela relatou sobre a experiência com entusiasmo. “É sensacional. É uma oportunidade única! Estou indo para o quinto período e participar de um evento dessa dimensão é muito gratificante. Tudo o que a gente vive aqui é aprendizado puro. Os bastidores são incríveis.”

Para quem cobre a festa, o trabalho vai além do jornalismo: é sobre pertencimento, identidade e resistência cultural. Dar voz à imprensa mostra que o São João acontece não só nos palcos, mas também nas redações, câmeras e celulares que transformam o evento em memória coletiva.

A jornalista Carla Borba, responsável pela gestão de uma equipe de 07 profissionais de assessoria de imprensa do evento, destacou que “a imprensa local pode ser considerada uma espécie de co-criadora da festa”, e que garantir suporte aos profissionais é essencial para manter o ritmo da cobertura. “Montamos uma estrutura que busca garantir a melhor mediação entre os jornalistas e as fontes de informação oficial d’O Maior São João do Mundo”, afirmou.

Segundo Carla, o crescimento da visibilidade do São João está diretamente ligado à atuação da mídia“. A consolidação do evento passou pela projeção na imprensa nacional, que convidada a observar o fenômeno da festa junina realizada em Campina Grande, reconheceu a grandiosidade do que estava acontecendo e não parou mais de pautar, ajudando na construção do imaginário nacional sobre O Maior São João do Mundo”.

No fim, o São João que brilha nas telas e noticiários é feito também por quem madruga, corre, registra e conta histórias. É a imprensa que traduz o som da sanfona em palavras, a dança em imagem e a emoção em memória. Por esses olhares atentos muitas vezes anônimos, a festa segue viva mantendo sua raiz, seu sentimento e sua cultura.

Texto: Rian Tavares
Repórter: Nayara Rocha
Fotos: Mariana Cantalice
Edição: Mariana Cantalice


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