A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob) e da Secretaria Municipal de Saúde, avança na construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Complexo Habitacional Aluízio Campos. De acordo com o levantamento mais recente, a obra já ultrapassou a marca de 17,71% de serviços executados, representando um passo importante na política de descentralização e fortalecimento da rede de saúde mental do Município.
Com base no cronograma físico-financeiro, a previsão é que a obra alcance 30% de execução até o dia 25 de outubro.
Avanços já concluídos
Desde a assinatura da ordem de serviço, em 31 de julho, as equipes técnicas da Secob concluíram etapas importantes da obra, entre elas:
Execução total da terraplenagem;
Escavação de cintas e sapatas;
Armação e concretagem de todas as sapatas;
Armação de cintas e concretagem de 85% das cintas;
Armação e concretagem de 55% dos pilares;
Armação e concretagem de mais de 30% das vigas de cobertura;
Montagem e concretagem de 25% da laje total;
Impermeabilização de cintas.
Atualmente, a obra segue em ritmo acelerado com a continuidade das obras na estrutura do prédio, contemplando o restante das cintas, pilares, vigas e laje. Além disso, foi iniciado o serviço de alvenaria de contenção de talude, e, em breve, terão início as etapas de alvenaria de vedação e construção de muros.
Estrutura moderna e completa
O novo CAPS do Aluízio Campos beneficiará diretamente mais de 2 mil moradores do complexo habitacional e comunidades vizinhas. O espaço contará com uma infraestrutura moderna e funcional, incluindo:
Sala de atividades coletivas;
Área externa de convivência de 60m²;
Espaço de acolhimento;
Salas de enfermagem e medicação;
Salas de atendimento individualizado;
Refeitório;
Ampla área verde para convivência e bem-estar.
A unidade oferecerá atendimento psicológico, atendimento médico especializado, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas, acolhimento, acompanhamento terapêutico e reabilitação psicossocial, fortalecendo a rede de atenção em saúde mental da cidade.
Referência nacional em saúde mental
Campina Grande se consolidou como referência nacional em saúde mental, sendo, atualmente, a cidade brasileira com o maior número de CAPS por habitante. Ao todo, são nove unidades em funcionamento, e a nova estrutura no Aluízio Campos reforça essa posição de destaque.
A construção da nova unidade é fruto de uma parceria estratégica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A nova unidade representa mais um investimento da Prefeitura de Campina Grande na ampliação e descentralização dos serviços públicos, garantindo que o cuidado em saúde mental chegue cada vez mais perto da população, de forma humanizada, acessível e inclusiva.
Codecom