As chuvas que vem caindo na região de Campina Grande tem sido registradas em pequeno espaço de tempo e bem localizadas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, a cidade não é agraciada com precipitações pluviométricas.– Nós temos contratados seis pipeiros e temos aproximadamente 100 cisternas coletiva. Os recursos são do Governo Federal que vem da Defesa Civil Nacional que repassa para o Exército, que contrata os pipeiros – destacou Ruiter.
A Defesa Civil de Campina Grande faz o cadastramento das cisternas, acompanhamento do abastecimento além da análise da potabilidade da água.
A equipe da Vigilância Sanitária também integra o trabalho da Defesa Civil e estarão de plantão para atender emergencialmente essas comunidades que precisam do abastecimento alternativo via carro-pipa.
A Operação Carro-Pipa é um projeto criado pelo Governo Federal e que tem como nome oficial Programa Emergencial de Distribuição de Água. Em nível do Governo Federal estão envolvidos o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Defesa, representando nesse caso pelo Exército Brasileiro.