Operação Carro-Pipa: Distribuição de água potável começa na próxima sexta-feira

A Operação Carro-Pipa, uma cooperação técnica e financeira mantida entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Defesa Civil, terá início na próxima sexta-feira (7) e será mantida até o dia 31 de janeiro, beneficiando 3.020 pessoas moradoras de 75 localidades da zona rural e assentamentos.

A distribuição será realizada de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Os pipeiros vão percorrer uma distância de 2.990 quilômetros. A distribuição diária de água tem o acompanhamento dos representantes do 31º BIMtz, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária.

A equipe da Vigilância é responsável pela análise da potabilidade da água. O trabalho de fiscalização é mantido diariamente, quando também são observados os protocolos de higienização de mangueiras e dos veículos e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos pipeiros.

O coordenador da Defesa Civil em Campina Grande, Ruiter Sansão, alerta à importância da fiscalização, por parte da população, que pode apresentar sugestões e denúncias (no caso de irregularidades) por meio do número (83) 99645.2330.

A Operação Carro-Pipa tem como objetivo realizar ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagens e secas, na região do semiárido nordestino, e também na região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Transparência

Para assegurar transparência nas ações, a Defesa Civil de Campina Grande compartilha cópias das planilhas de abastecimentos em cisternas, referentes a este mês de janeiro. O material é elaborado pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, que neste mês vai distribuir, na zona rural da cidade, 1 milhão e 590 mil litros de água para abastecer 100 cisternas comunitárias cadastradas. Mensalmente, o 31º BIMtz entrega a planilha de distribuição de água potável à coordenação da Defesa Civil.

Codecom

Compartilhar