A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Orçamento Participativo (OP), vai realizar Assembleias Populares Regionais, no período de 13 de fevereiro a 5 de abril. As assembleias são eventos descentralizados, sendo definidos os encontros por regiões ou bairros. O calendário será divulgado diariamente. Os encontros acontecerão em escolas públicas, para facilitar o acesso da população. Logo depois, serão encaminhadas aos secretários municipais as demandas levantadas pela comunidade.
Segundo a coordenadora do Orçamento Participativo, Crizane Xavier, os preparativos estão em ritmo acelerado, daí a confiança no sucesso da iniciativa, especialmente, quanto ao comparecimento e participação da população.
Crizane destacou que o grande objetivo é discutir com os cidadãos quais são as demandas e também as prioridades em termos de aplicação dos recursos públicos, em obras e serviços, no Município de Campina Grande.
“Nada melhor do que discutir com as pessoas que residem em um bairro, o que é prioridade naquela comunidade ou região. Só quem mora num bairro sabe os problemas do local onde se vive. O OP, por isso, nada mais é do que um elo entre a gestão municipal e as comunidades. O importante pra nós é ouvir as pessoas, pois assim vamos saber onde estão os problemas”, acrescentou a coordenadora.
Por sua vez, o secretário chefe de Gabinete, Gilbran Asfora, informou que as assembleias acontecerão em núcleos que representam todos os bairros de Campina Grande, onde serão feitas plenárias, com a presença da Executiva do Orçamento Participativo e dos diversos segmentos comunitários.
“O resultado desta dinâmica é a produção de uma radiografia perfeita do que a população quer por meio destas plenárias. O Orçamento Participativo incrementa, assim, a representação popular de forma aberta, transparente e democrática. Temos, assim, um retrato das principais reivindicações dos bairros e comunidades em geral”, acrescentou Gilbran.
Como participar
O cidadão que deseja participar precisa fazer o cadastro através do link https://participativo.campinagran.de e acompanhar o calendário das assembleias, que está disponível nas redes sociais e no site da Prefeitura. Nas redes sociais do OP também estão disponibilizadas todas as informações das assembleias populares regionais.
A participação está aberta a todos os cidadãos campinenses maiores de 18 anos, que desejam ser representantes voluntários das suas comunidades. Para outras informações, deve-se entrar em contato pelo número 3343-3091, que também é WhatsApp.
Importância do Orçamento Participativo
O Orçamento Participativo é um importante instrumento de complementação da cidade. Por meio dele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura.
Ainda estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade. O objetivo, enfim, é garantir a participação direta da população para discutir, votar e aprovar as prioridades em serviços e obras para o Município de Campina Grande.
Codecom