A Prefeitura de Campina Grande está realizando este mês ações referente à campanha Outubro Rosa, encabeçada pela Secretaria de Saúde, e que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de mama. Nesta sexta-feira, 24, uma grande ação foi realizada pela Coordenação LGBT, no Espaço Cultural da Feira Central, que além de chamar a atenção sobre a prevenção ao câncer de mama, realizou orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), entrega de preservativos e informações sobre o trabalho realizado pela coordenação, no município.
A iniciativa contou também com o apoio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Três Irmãs, com cortes de cabelo feminino, design de sobrancelhas e manicure, além do apoio também da Secretaria de Saúde, com serviços de vacinação, aferição de pressão, testes de glicemia e escuta psicológica e também a parceria com a administração da Feira Central. Para a coordenadora LGBT, um momento importante para conscientizar comerciantes e clientes da feira, sobre os cuidados com a saúde, mas em especial as mulheres, sobre a prevenção do câncer de mama.
Angela Batista, comerciante há 42 anos na Feira Central, aproveitou a oportunidade para saber mais sobre a campanha Outubro Rosa e verificar a pressão arterial. “Sempre que tem ações como essa por aqui, eu participo para ficar bem informada e cuidar melhor da minha saúde”, disse a mulher.
“Nós precisamos muito focar nesse trabalho de prevenção em especial sobre o câncer de mama. Atuamos também na prevenção às IST’s, em virtude do aumento de casos de pessoas infectadas com HIV, Sífilis e outras doenças. Estamos sempre trabalhando para deixar o nosso público bem informado, porque sabemos que conhecimento salva vidas, e estamos atentos à isso”, disse a coordenadora LGBT, Bell Brasil.
Outras Ações/Outubro Rosa
Nas várias unidades da Semas, a campanha vem sendo intensificada, com cartazes, oficinas e palestras sobre o tema. O Cras Jeremias realizou recentemente, diálogo informativo com o objetivo de promover o auto cuidado e amor próprio, estimulando as mulheres atendidas na unidade a cuidar da saúde e também da autoestima.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Centro Pop), vem realizando momentos de reflexão sobre o Outubro Rosa, para usuárias do serviço. Na próxima segunda-feira, 27, o serviço estará realizando ação maior com a equipe do Consultório da Rua, que apoia os trabalhos na unidade, com serviços de psicologia e rodas de conversa sobre a temática, alcançando ainda mais mulheres que estão em situação de rua. O Cras Bodocongó também realizará evento sobre o tema, na mesma data.
Outra ação será realizada pelo Cras Malvinas, no dia 31, com enfoque para os cuidados na prevenção.
“As equipes que atuam nas unidades Semas, estão sempre atentas quando o assunto é saúde e em especial, o Outubro Rosa, que significa a prevenção ao câncer de mama. Agradecemos em especial o apoio das demais secretarias, como a Saúde e a administração da Feira Central, que sempre abraça as iniciativas da Semas, para levar informação e conhecimento para o público em geral, em especial o público feminino presente na Feira”, disse o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom









