A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), concluiu com êxito as atividades do Outubro Rosa nas unidades da pasta no município. Durante esta última semana do mês, diversas ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama foram realizadas, impactando centenas de pessoas, com ênfase nas mulheres, mas também envolvendo idosos e adolescentes.
Na segunda-feira, 27, no Cras Bodocongó, foi realizada uma palestra com a participação de uma enfermeira e uma ortodontista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. O evento foi voltado para o grupo de mulheres acompanhadas pelo Cras, com foco nos cuidados preventivos ao câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Na manhã da quinta-feira, 30, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) III, do Alto Branco, também reuniu mulheres e adolescentes, acompanhados pela unidade, para uma palestra com equipes de saúde da UBS do bairro Nações.
Ainda na tarde da quinta, o Cras Galante contou com a participação de diversos grupos da comunidade, incluindo mulheres, idosos e adolescentes, o evento contou com uma palestra ministrada pela professora de psicologia da UNIP, Anna Karenyna, que abordou temas como a prevenção ao câncer de mama, a importância do autocuidado e como o apoio psicológico pode ser essencial no enfrentamento de doenças.
“Além disso, como parte do cuidado integral à saúde e bem-estar das participantes, equipes da Semas realizaram cortes de cabelo, design de unhas e sobrancelhas, promovendo autoestima e acolhimento às participantes. Todos receberam muito bem o evento e saíram daqui mais informados e atentos para o cuidado com as mulheres”, destacou a coordenadora da unidade, Cione Nóbrega.
O encerramento das ações ocorreu nesta sexta-feira, 31, no Cras Malvinas. Em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento reuniu 80 mulheres da comunidade para atividades físicas, dinâmicas de grupo e mais uma palestra sobre o câncer de mama. O professor de enfermagem da Uninassau, Arthur Felipe, trouxe um conteúdo relevante sobre os estudos do corpo feminino, apresentando fatores de risco para o câncer de mama e formas de prevenção.
“Eu aprendi bastante sobre o cuidado com a saúde, coisas que eu não sabia e aqui tive a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer mais.. Foi um momento muito especial e de conhecimento”, disse a usuária Jaqueline Almeida. A coordenadora da unidade, Márcia Cabral, falou sobre a importância do evento. “Sabemos que muitas vezes, pelas ocupações, as mulheres deixam de lado o cuidado com a saúde, então reuni-las para entender essa questão é especial”, frisou.
Fabio Thoma, secretário da Semas, destacou a importância das ações realizadas. “Esta campanha não é apenas sobre conscientizar, mas também sobre acolher e oferecer suporte às mulheres da nossa cidade. Reafirmamos o compromisso em promover a saúde e o bem-estar de nossa população, garantindo que todos tenham acesso à informação e aos cuidados necessários. O Outubro Rosa é um lembrete de que, juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o câncer de mama”, destacou.
Codecom
 
                




 
             
             
            
