A Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Coordenadoria da Mulher, em alusão a Campanha Outubro Rosa, lançou neste dia 1 de outubro no instagram @coordenadoriadamulhercg a cartilha virtual que apresenta os direitos das mulheres diagnosticadas com câncer de mama. A cartilha foi criada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres em Campina Grande e este ano traz como parceiros estudantes de direito da Universidade Federal de Patos-Campus Campina Grande (Unifip).
A cartilha traz informações importantes referentes aos direitos que as mulheres podem adquirir ao serem diagnosticadas com a doença: é o caso do saque do FGTS, acesso a medicamentos, auxílio-doença, quitação de financiamento da casa própria aposentadoria por invalidez, entre outros.
A ideia, segundo a advogada Talita Lucena, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Campina Grande é fazer com que as mulheres tenham acesso aos benefícios a que têm direito e que estão assegurados pela lei. “Este mês que é marcado pela campanha que visa combater o câncer de mama, não poderíamos deixar de trazer mais uma vez, a informação em forma de cartilha com linguagem clara para que as mulheres possam conhecer seus direitos”, informou.
A iniciativa, que já vem sendo desenvolvida há 4 anos, sempre com o lançamento da Cartilha no mês de outubro, foi idealizada pela primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, em parceria com equipes da Coordenadoria da Mulher. A cartilha virtual foi elaborada de forma lúdica e com uma linguagem acessível.
A publicação também aborda sintomas iniciais de câncer, prevenção, riscos, alertas e diagnóstico. “É um espaço virtual importante, já que muitas mulheres com câncer desconhecem seus direitos. É um reforço do compromisso da pasta, na gestão Bruno Cunha Lima, que demonstra cuidado com as mulheres do nosso município, esclareceu Talita Lucena.
A cartilha está disponível no formato PDF e pode ser baixada no seguinte endereço: https://tr.ee/EbuFgqpIkW
Codecom