OUTUBRO ROSA: Prefeitura de Campina Grande por meio da Semas realiza as últimas ações de prevenção ao câncer de mama em parceria com a Saúde

Orientações, rodas de conversa, exames de rotina e de mamografia, são algumas das várias ações viabilizadas pela Assistência Social

Na reta final do mês de outubro, a Prefeitura de Campina Grande por meio da secretaria de Saúde, em parceria com as demais secretarias, segue desenvolvendo ações voltadas à campanha Outubro Rosa. Na Secretaria de Assistência Social (Semas), por exemplo, as unidades realizaram atividades desde o início do mês, voltadas à prevenção e orientações sobre o câncer de mama, sempre com o apoio dos profissionais da secretaria de Saúde.

O Centro Dia, por exemplo, que atende famílias de crianças com microcefalia viabilizou, logo no início do mês, vários tipos de ações para essas mamães, como exames de mama, citológico (que identifica infecções vaginais, DSTs e sinais de câncer do colo uterino), ultrassom e colocação de DIU (dispositivo intrauterino), para mulheres em planejamento familiar.

Também foram realizadas palestras por meio de vídeos, as quais foram compartilhadas em grupos de whatsapp, lembrando a importância de “Se cuidar, para ter condições de cuidar do outro”. A ação recebeu o apoio da coordenação da Pessoa com Deficiência, ligada à Semas.
Já o Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Creas 3, no Alto Branco, promoveu várias ações em alusão ao Outubro Rosa, à exemplo da palestra “Dialogando ações preventivas sobre o câncer de mama”, com a presença de especialistas, além da distribuição de absorventes e maquiagem para mulheres atendidas pelo serviço. O Creas 2 no Cruzeiro, também promoveu ações semelhantes.

O Centro Pop, que funciona no centro da cidade e realiza atendimentos à população de rua, realizou várias ações em parceria com a equipe do consultório na rua, com palestras, rodas de conversa, orientações e exames preventivos. Também durante ação realizada no Centro de Convivência do Idoso, nos Cuités, com a presença de quarenta idosos, uma equipe da secretaria de Saúde, realizou palestra com o tema: “Autocuidado na prevenção do câncer de mama”, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. Na ocasião, também foram feitos encaminhamentos de algumas idosas para a realização de mamografias junto à rede de atendimento.

Outras ações de destaque como parte da campanha, foram realizadas pelo Centro de Referência da Assistência Social – Cras (Aluízio Campos), em parceria com a unidade de Saúde do bairro, destacando as atribuições do Cras, além da realização de cadastro de mulheres atendidas pelo serviço e orientação sobre a prevenção do câncer de mama.

O Cras-Galante realizou no último dia 25, o “Dia de Beleza” para as mulheres do 1º Círculo do Programa Famílias Fortes em parceria com um salão de beleza na cidade. Nesta quarta, 27, outras ações em alusão ao Outubro Rosa, foram realizadas pelo Creas 2, no Cruzeiro, e também no Cras Pedregal e Espaço Humanitário do Imigrante Venezuelano, no Jeremias.

Para Ana Beatriz, chefe de Gabinete da Semas, “é importante incentivar as mulheres a se cuidar, não só no Outubro Rosa, mas um cuidado que deve ser permanente, incentivando exames de forma regular e em qualquer tempo. A Semas tem buscado também cumprir esse papel com maestria”, concluiu.

Codecom

Compartilhar