Mulheres da Rosa Mística, Vila Cabral de Santa Terezinha e Palmeira foram atendidas e 75 cadastros para exames de mamografia foram realizados
Chegando ao fim do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Campina Grande está contabilizando as ações alusivas à campanha. A Secretaria de Planejamento (Seplan) ofereceu uma programação diferenciada nas comunidades inseridas no projeto “Colorindo Campina”, levando palestras sobre saúde e direitos da mulher, oficinas, agendamentos de exames de mamografia e distribuição de absorventes íntimos.
A programação preparada pela Seplan começou na Vila Cabral de Santa Terezinha, nos dias 20 e 21 de outubro. Com o apoio da Secretaria de Saúde e do projeto “Portal Vila Cabral” e de outras iniciativas da comunidade, o evento aconteceu na SAB do bairro.
“Preparamos tudo com muito carinho, com o objetivo de dar continuidade ao clima do projeto Colorindo Campina, lançado pelo prefeito Bruno Cunha Lima no Setembro Amarelo. Essas comunidades têm muitas pessoas carentes e a Prefeitura tem o dever de orientar e ajudá-las”, destacou o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto.
Ao longo de dois dias, foram oferecidas, na Vila Cabral de Santa Terezinha, oficinas de maquiagem profissional e automaquiagem; demonstrações de ventosaterapia, com aplicação nas mulheres da comunidade; orientações sobre como fazer o autoexame das mamas; e apresentação do projeto “Colorindo Campina”. Ainda foram realizadas as seguintes palestras: Saúde íntima da mulher, com Dr. Gideon Batista (Sec. de Saúde); Violência Doméstica, com a advogada Priscila Cavalcante; e Violência contra os animais, com Aretuza Nascimento (Centro de Zoonoses).
Na comunidade Rosa Mística, no bairro Conceição, o alerta foi sobre saúde e como agir em situações de violência doméstica. Na terça-feira (26), foram oferecidas as seguintes palestras: prevenção e cuidados de saúde da mulher, com Camila Danielly; e Violência doméstica, com a advogada Priscila Cavalcante. Ao final, a equipe da Seplan distribuiu pacotes de absorventes íntimos, doados pelos servidores e colaboradores da secretaria.
A última palestra na programação da Seplan para o Outubro Rosa foi na Unidade Básica de Saúde da Palmeira, nesta quarta-feira (27). A advogada da Seplan, Priscila Cavalcante, falou sobre violência doméstica para as mulheres atendidas naquela UBS.
Além de toda a programação de conscientização, oficinas e orientações, a Seplan, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, fez uma triagem das mulheres que participaram dos eventos no Rosa Mística e na Vila Cabral de Santa Terezinha, para a realização de exames mamários gratuitos. Ao todo, 75 mulheres foram cadastradas para mamografias ou ultrassons mamárias.
Codecom