“Essa é uma batalha que vamos vencer se permanecermos unidos e focados. É isso que tem recomendado o prefeito Romero Rodrigues aos seus auxiliares. Nos manteremos na Secretaria de Planejamento para contribuir com a população nesse momento de extrema dificuldade para todos nós. Estamos todos unidos, servidores, empresários, pesquisadores, comerciantes e população. Estando juntos, passaremos por essa situação com mais tranquilidade”, destacou Tovar.Entre as ações destacadas pelo secretário e que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Campina Grande estão: a criação de um centro de referência para tratamento de casos suspeitos graves e confirmados da covid19 no Hospital Municipal Pedro I, com 30 leitos de UTI e 60 de enfermaria; a criação de ala com cinco leitos na maternidade do ISEA para atendimento às gestantes com sintomas graves de COVID-19 e casos confirmados e as parceria com hospitais privados e filantrópicos da cidade para retaguarda do SUS.
Tovar também lembrou que a UPA do Alto Branco foi destinada para atender exclusivamente os casos de doenças respiratórias para adultos e gestantes. O mesmo foi feito no Hospital da Criança e do Adolescente para atendimento pediátrico; além da adoção de estratégia diferenciada para vacinação dos idosos, evitando aglomerações nos postos de saúde.
Entra as ações no município de Campina Grande está a criação do protocolo de transporte de pacientes com suspeita de coronavírus pelo SAMU. Entrega de três ambulâncias novas para o SAMU; a criação da Central de Informações por telefone e WhatsApp; e a criação de site específico para divulgação de boletins e informações para a população.
A aquisição de respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais de saúde; o processo seletivo para contratação de profissionais de saúde e a implantação do hospital de campanha no futuro centro de hemodiálise, além da higienização das ruas com maior fluxo de pessoas, foram pontos relevantes destacados pelo secretário Tovar. “Ao comando do prefeito Romero Rodrigues, estamos trabalhando duro para combater essa doença extremamente perigosa”, disse.