Uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Procuradoria do Trabalho no Município, garantiu a aquisição de um veículo e equipamentos de fisioterapia e de informática, para o Centro de Referência em Assistência e Saúde do Trabalhador (Cerast). Na tarde desta quinta-feira, 22, o procurador Marcos Antônio Almeida fez a entrega simbólica do veículo ao secretário de Saúde, Gilney Porto; à direção e aos servidores do Centro.
O carro, que custou em torno de R$ 135 mil, será utilizado para as demandas administrativas do Cerast. Os demais recursos, na ordem de R$ 450 mil, serão utilizados para a compra de equipamentos de informática e de fisioterapia, para renovar o material do serviço.
“Muito feliz de vir ao Cerast, para fazer a entrega desse veículo, que vai incrementar a capacidade operacional dessa unidade de saúde, que tanto colabora para a coletividade dos trabalhadores de Campina e da região. O Cerast é fruto de uma parceria do Ministério Público do Trabalho e da Prefeitura de Campina Grande e saber que nós temos a oportunidade de contribuir com a melhoria desse serviço é sempre motivo de muita satisfação”, disse o procurador Marcos Antônio.
“Agradecemos a todos os procuradores do Trabalho, na pessoa do procurador Marcos, por essa doação para o nosso Centro, que presta um serviço de excelência a todos os trabalhadores de saúde, vítimas de acidentes ou doenças do trabalho. Fizemos a aquisição do veículo e em janeiro faremos a compra dos equipamentos de fisioterapia e informática”, disse o secretário de Saúde, Gilney Porto.
O Cerast foi construído por meio da parceria entre o MPT-PB e a Prefeitura e inaugurado em 2016. O serviço presta atendimento para reabilitação de trabalhadores de saúde, com assistência médica, psicológica, de fisioterapia, multidisciplinar e oferece dezenas de serviços, com uma enorme estrutura, envolvendo salas de fisioterapia, ginásio, salas de consultas e exames, auditório e até piscina para fisioterapia aquática. A piscina passou por reforma e deve ser reaberta nas próximas semanas. No Cerast, durante a pandemia, também foi aberto o serviço SuperAR, para atender pacientes com sequelas da covid-19.
A próxima ação a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer as políticas públicas visando à saúde do trabalhador será a reforma do Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), que desenvolve uma atividade de vigilância, prevenção e promoção à saúde do trabalhador.
Codecom