O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Coordenação de Medicina Veterinária da FIP Campina Grande unem forças para promover o bem-estar animal. Desde 2023, os alunos de medicina veterinária da FIP/CG realizam cirurgias de castração em animais de grande porte, como jumentos e cavalos, alojados no Centro ou resgatados pelo caminhão boiadeiro. Além disso, o serviço oferece suporte vital com exames de imagem para cães e gatos do CCZ.
Essas cirurgias não só controlam a população desses animais, mas também contribuem para reduzir problemas de superpopulação e promover o bem-estar animal. Além disso, os exames de imagem são fundamentais para diagnósticos precisos e tratamentos adequados, garantindo uma melhor qualidade de vida para esses animais, tendo em vista a grande demanda de animais alojados no CCZ.
“A intenção é castrar esses animais de grande porte, oferecendo uma qualidade de vida antes deles serem adotados de forma responsável”, informou Teles Santos, coordenador do Hospital Veterinário da FIP/CG.
“A equipe da FIP/CG em parceria conosco vem exercendo um trabalho incrível que só faz bem aos animais alojados no CCZ”, expressou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Aretusa Nascimento.
Essa parceria exemplifica o poder da colaboração entre instituições em prol de uma causa comum: o cuidado com os animais e o respeito ao meio ambiente. Outras instituições também colaboram na causa animal junto ao Centro de Controle de Zoonoses.
A respeito do carro boiadeiro, o CCZ contratou um veículo para realizar este serviço e a população pode acioná-lo pelo telefone (83) 3077-0107. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Codecom