Um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Guarda Civil Municipal (GCM) leva para escolas palestras de prevenção à violência e combate ao uso de drogas. O projeto Rondas Preventivas e Escolares (ROPE) foi proposto por agentes da GCM e atua em 10 unidades escolares. Uma vez por semana, agentes visitam as escolas para ter um momento de orientação com os estudantes sobre as temáticas, dentro do turno escolar. Além disso, durante aulas noturnas de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Guarda Municipal realiza rondas ostensivas nas imediações das escolas.
De acordo com a gerente de Projetos da Seduc, Fabíola Gaudêncio, o projeto tem um caráter preventivo de atuação. “É um projeto que vem trabalhar temáticas como violência, bullying e diversos temas pertinentes ao contexto educacional, que a Guarda faz por meio de palestras e aulas ministradas em turmas do 5º ano, já que estão em uma idade vulnerável a essas questões. O objetivo maior do ROPE é trabalhar em caráter preventivo com crianças e adolescentes nessa faixa etária falando sobre regras de conduta, como se portar diante de cada situação e as crianças já vão crescendo com consciência de direitos e deveres”, explica.
O Guarda Civil Municipal Rosilberto Moura explicou como funcionam as atividades do projeto: “O projeto ROPE visa realizar rondas preventivas nas imediações das escolas municipais para levar proteção aos alunos. Também realizamos palestra em que conversamos sobre bullying; violência nas escolas, sobre o combate às drogas e à violência nas escolas e levamos mais apoio mais efetivo às crianças. O projeto também consiste no atendimento de ocorrências nas escolas municipais. Sempre que há alguma necessidade a viatura do ROPE é acionada e vai para a escola para auxiliar em alguma questão de segurança”, explicou
O gestor Adilson Oliveira, da Escola Lourdes Ramalho, uma das unidades contempladas com o projeto, explicou que as atividades do projeto estão integradas ao conteúdo das aulas.
“É um projeto de extrema importância para toda a comunidade escolar. Primeiro porque eles estão trazendo temáticas muito vividas diariamente dentro da escola como, por exemplo, a questão do bullying, que tem sido um dos grandes problemas dentro dessa unidade. Nós tivemos já alguns encontros com os professores, com os pais, conversando sobre essa temática. Hoje essa contribuição da Guarda é de fundamental importância para todos nós, porque reforça aquilo que a gente vem trabalhando e eles têm a oportunidade de conversar diretamente com os que compõem a guarda e tiram suas dúvidas, esclarecem alguns pontos que estavam ainda obscuros. Então é uma contribuição muito importante”, revelou.
Escolas atendidas:
EMEF ADV. OTÁVIO AMORIM
EMEF AMARO COSTA BARROS
EMEF AROLDO CRUZ FILHO
EMEF ESCRITORA LOURDES RAMALHO
EMEF FERNANDO CUNHA LIMA
EMEF IRACEMA PIMENTEL
EMEF LAFAYETE CAVALCANTE
EMEF PROFª LAURA MENEZES AMORIM
EMEF ROBERTO SIMONSEN
EMEF RÔMULO JOSÉ DE GOUVEIA
EMEF SÃO CLEMENTE.
Codecom