Dentro de uma parceria intersetorial da Prefeitura de Campina Grande, foi criada uma sala lúdica para acolher crianças e adolescentes que sejam encontrados no Parque do Povo, durante o Maior São João do Mundo. A iniciativa é resultado de uma parceira, articulada por um Comitê Gestor, formado pelas secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Seduc), Saúde (SMS), Cultura (Secult) e de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério Público do Trabalho (MPT-PB).
O Espaço de proteção à criança e ao adolescente conta com conjunto de mesas e cadeiras, camas, materiais de higiene, kits de jogos, material para atividades, kit Explorador Kids de robótica, chromebooks, abafadores auditivos, além da presença de um pedagogo e um assistente social.
A secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, explica como será a abordagem durante os dias de festa. “Essa será uma sala de acolhida para crianças e adolescentes que sejam encontrados desacompanhados ou acompanhados por adolescente menor de 18 anos. Os abordadores da ação intersetorial, que são assistentes sociais da Educação e Assistência Social, trazem a criança para a sala, onde a Seduc vai disponibilizar um pedagogo para realizar atividade lúdica. A abordagem foi pensada para que a acolhida não seja de forma brusca ou constrangedora, mas sim acolhedora e humanizada”.
O gerente de Estatística e Informática, Cayque Silva, detalha a importância do uso do novo Kit Explorador Kids, usado nas escolas para o ensino de robótica, para as crianças que serão atendidas nesta ação. “Enquanto as crianças estão sendo atendidas neste espaço, a gente traz o plus da tecnologia para poder distraí-las e acolhê-las da melhor forma. Mas claro, a utilização do robozinho também foi pensado para passar conhecimento. Com kits de robótica e chromebooks, as crianças poderão ter um período mais proveitoso no espaço, apesar da situação que estão passando”, avaliou.
Codecom