Evento coordenado pela Semas contou com a presença de especialistas e autoridades que atuam na causa da infância e adolescência
Em live realizada na noite desta terça-feira, a Prefeitura Municipal de Campina Grande reuniu especialistas e autoridades que atuam na causa da infância e adolescência, para debater sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, aconteceu em alusão ao Dia de Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Realizada no Parque da Criança e transmitida pelo canal oficial da PMCG no Youtube, nos canais das Secretarias Municipais da Educação (Seduc), de Saúde e da Semas, além da TV Maior, canal 11.1, a live apresentou dados importantes sobre como o Brasil chegou à posição de segundo país no mundo, no ranking de registros de casos de exploração sexual entre crianças e adolescentes, contabilizando uma média de 500 mil casos denunciados anualmente.
A abertura do evento ficou por conta dos artistas Eli Santos e Lara Amélia, além da personagem lúdica, Boneca Clarita, interpretada pela atriz e conselheira tutelar Fátima Ribeiro. Na sequência, os conselheiros tutelares do município estiveram presentes, compartilhando experiências e instruindo aos espectadores sobre como fazer denúncias da maneira correta, focando na proteção das crianças abusadas.
Ainda com a intenção de expor dados estatísticos, diversos representantes de órgãos e Secretarias do Município, ligados à temática, estiveram presentes no evento, compartilhando conhecimentos e mensagens de apoio ao trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.
A Coordenadora do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente do município, Renata Andrade, falou sobre importância da participação da sociedade civil nas mobilizações contra exploração sexual infantil. “Quando a gente vê crianças e adolescentes perdendo o direito de viver normalmente em sociedade, a gente tem que se mobilizar. As crianças perdem a infância quando vivem essas violações e a família tem um papel muito importante no combate aos crimes como esses”, destacou.
Apoio à causa
Em vídeo, o juiz auxiliar da Vara da Infância e Juventude, Hugo Zaher, destacou o dever da família, da sociedade e do estado em garantir a proteção da criança e do adolescente em situação de risco de abuso. “Neste dia eu conclamo à rede de proteção esse trabalho integrado, esse trabalho setorial e que tenha vistas ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse.
O professor Fábio Cesar, idealizador do aplicativo gratuito SOS Brasil Criança, comentou sobre a necessidade da tecnologia aliada aos serviços, com a intenção de salvar vidas. “Eu estive por um dia inteiro no disque 100, em Brasília. Uma coisa eu tenho certeza: quem faz a denúncia, além de receber um protocolo tem a denúncia realmente encaminhada”, relatou. O App apresenta nove formas diferentes de acionar o ministério da família, para denúncias. A solução está disponível para as plataformas Android e IOS.
A coordenadora do Programa Criança Feliz, Meruska Aguiar, destacou a oportunidade de discutir um problema de tamanha importância. “Sabemos o quanto é um assunto difícil, principalmente porque a maioria dos casos está dentro das famílias”, lamentou.
A live ainda contou com o apoio de diversos artistas, que enviaram vídeos de apoio à causa, a exemplo de Fabiano Guimarães, Gitana Pimentel, Lucas Veloso, Beto Barbosa, Rafael Moura, Marcos Freitas, entre outros.
Codecom