O Pedal Azul reuniu diversos ciclistas para pedalar em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na noite dessa quarta-feira, 02. O evento, promovido pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), contou com a participação de 170 ciclistas, em um percurso de 13 km, com saída na Praça Jackson do Pandeiro, no Açude Velho.
O trajeto foi guiado por um trio elétrico ao som de axé com a cantora Stella Alves, e percorreu entornos dos bairros da Liberdade, Tambor, Itararé, Sandra Cavalcante, Catolé e Santo Antônio, retornando ao ponto de concentração inicial. No retorno ao local, os ciclistas que doaram 1kg de alimento, foram contemplados com o sorteio de quatro bicicletas.
Os alimentos arrecadados serão doados à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. A coleta foi realizada na Semas, em período anterior ao evento e também durante a ação. No momento da entrega dos alimentos, cada participante recebeu uma fita enumerada para concorrer ao sorteio.
Lucas Matheus, de 28 anos, é repositor de produtos e foi o primeiro ciclista a chegar no evento. “Eu fiquei sabendo do Pedal através do meu grupo de ciclismo e, logo quando soube da ideia da ação, eu gostei muito. Acho que a gente precisa se unir enquanto sociedade para incluir as pessoas autistas em nossas atividades e quebrar o preconceito que ainda existe”, contou o participante.
Italo França, de 41 anos, participou do evento e parabenizou o Pedal. “A Prefeitura está fazendo um ótimo papel em destacar as pessoas autistas. Acredito que uma criança, adolescente, idoso ou adulto autista deve ocupar esses espaços independente de qualquer condição. A gente precisa acolher a todos e promover eventos assim é um grande passo em relação ao governo municipal”, disse o ciclista.
O secretário da Semas, Fábio Thoma, destacou o sucesso do evento. “Realizamos uma ação importante, que colabora para integrar pessoas autistas ainda mais na sociedade, dando voz à causa. Agradecemos a cada ciclista que participou e contribuiu também com os alimentos. Tivemos crianças, jovens e adultos muito empenhados em tornar esse momento especial, e finalizamos com a sensação de dever cumprido”, concluiu o secretário.
Codecom