A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), atinge pela primeira vez um marco na destinação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O programa estabelece a destinação mínima de 30% dos recursos para agricultura familiar. Este ano, a Seduc utilizará 100% dos recursos do PNAE para a aquisição dos itens da agricultura familiar. Os recursos são liberados pelo governo federal em 10 parcelas e suplementam investimentos de estados e municípios para a oferta da merenda escolar.
De acordo com o levantamento da Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) da Seduc, no ano passado, o governo federal liberou mais de R$2,2 milhões do PNAE para o município de Campina Grande. A gestão ultrapassou a meta mínima definida pelo programa e utilizou 56,3% do investimento na aquisição de produtos de cooperativas de produtores rurais da região e o restante para outros insumos que compõem a merenda das crianças.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, explica a importância dessa ação. “O objetivo é, além de garantir uma merenda mais saudável para as crianças – já que a maior parte desses produtos é orgânica e é o recomendado por especialistas em nutrição – é também fomentar a agricultura familiar e economia local. Foi com esse intuito que tomamos essa decisão sob determinação do prefeito Bruno”, destaca.
Segundo a gerente da Nutrição, Virgínia Medeiros, a decisão da gestão garante segurança alimentar nas escolas e creches da Rede Municipal. “Campina Grande passa a viver agora uma época de ouro com o abastecimento da agricultura familiar. A gente consegue ter frutas, verduras e legumes, tudo através do PNAE. Com isso, garantimos segurança alimentar para os estudantes dentro de uma dieta rica e farta em vitaminas e sais minerais oriundos de um produto limpo, puro e diretamente voltado para as nossas crianças”, afirma.
Atualmente quatro cooperativas paraibanas das regiões do Agreste, Cariri e Zona da Mata atendem a Rede. Através delas, a Secretaria de Educação adquire itens como: macaxeira, inhame, cará, melancia, abacaxi, banana, mamão, laranja, beterraba, cenoura, cebola, chuchu, alface, batata doce, batata inglesa, coentro, couve, jerimum, limão, pimentão, tomate, entre outros.
Codecom