Primeira transmissão acontecerá na próxima quinta-feira, 27, com apresentação do projeto de criação da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de CG
Prefeitura de Campina Grande lança, a partir desta quinta-feira (27), às 19h, uma série de lives para divulgar projetos e as ações da gestão municipal, no âmbito da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência. As lives serão transmitidas no Instagram da Secretaria, pelo perfil @seplancg.

O projeto, que será quinzenal, terá início com a divulgação do projeto de criação da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande e vai contar com a participação das professoras doutoras, Alcilia Afonso, de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Campina Grande; e Luíra Monteiro, historiadora, genealogista e pesquisadora, da Universidade Estadual da Paraíba.

Nesta edição, a live contará ainda com a participação dos coordenadores do projeto da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural, o historiador e escritor Erik Brito; e da assistente de Administração da Seplan e estudante de Arquitetura e Urbanismo, Marina Barros. O mediador da live, será o secretário de Planejamento, professor Felix Araújo Neto.
Ele ressaltou a importância da divulgação das ações municipais, através das lives, para que a população e seguidores das redes sociais da Seplan tenham conhecimento das ações e projetos realizados pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, utilizando um meio de comunicação gratuito e que tem atingido todas as camadas sociais.
“A Fundação do Patrimônio é uma demanda do prefeito Bruno Cunha Lima, que acredita na criação e manutenção desse instrumento, para o planejamento de futuras ações na cidade, além do desenvolvimento da economia criativa, do turismo e preservação de nossa memória. A Fundação não vai criar concorrência com outros órgãos, mas servirá para que tenhamos a gerência do nosso próprio patrimônio, do que é nosso”, disse o secretário.
O projeto que cria a Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande está em processo de revisão do texto base e, em breve, a minuta deverá ser encaminhada à Câmara Municipal de Campina Grande para ser votado e transformado em lei.
Participantes da Live
A professora Alcília é coordenadora do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar (Grupal/UFCG), que atuará na Fundação através de uma parceria para a catalogação e organização do acervo arquitetônico e urbanístico de Campina Grande.
A professora Luíra coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (Nupehl/UEPB), que manterá a parceria para a digitalização de um acervo histórico e documental da Secretaria.
Erik Brito é diretor de História da Seplan, cineasta, escritor, produtor cultural e presidente da Fundação Artístico Cultural Manoel Bandeira – Facma e coordenador do projeto de Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande
Marina Barros é estudante de Arquitetura e Urbanismo, assistente de Administração na Seplan e uma das coordenadoras do projeto de Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande.
Felix Neto é secretário de Planejamento, Gestão e Transparência de Campina Grande, professor de Direito Penal e atua na articulação e criação da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande.
Codecom